Sabe-se que a mucosa queratinizada ao redor de implantes promove uma vedação biológica e reduz o desconforto e a irritação dos pacientes durante a higiene oral, sendo que o controle da placa bacteriana na manutenção dos implantes tem como objetivo prevenir a quebra destavedação10,18.
A gengiva é o tecido epitelial de tonalidade variando entre vermelho-claro e roxo na cavidade bucal que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes), constituindo parte da mucosa bucal. É subdividido em partes marginal e inserida, dependendo da região. É formada por tecido fibroso coberto por mucosa.
Se sua gengiva estiver branca, pode ser um sinal de leucoplasia. A Mayo Clinic define a leucoplasia como uma condição na qual manchas ou placas brancas formam-se na gengiva, assoalho da boca e interior das bochechas. Podem ocorrer também na língua. As manchas brancas que se formam não podem ser removidas por raspagem.
A gengiva marginal, gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho. Em aproximadamente 50% dos casos, delimita-se com a gengiva inserida adjcente através de uma depressão linear rasa, a ranhura ou sulco gengival livre.
Odontologia. A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
Significado de Gengiva substantivo feminino Mucosa ricamente vascularizada que envolve as arcadas dentárias e onde se implantam os alvéolos.
A principal causa da gengivite é a formação da placa bacteriana, uma camada de bactérias que se desenvolvem ao redor, em cima e entre seus dentes de modo contínuo, principalmente em áreas de difícil acesso. Essas bactérias irritam a gengiva e podem causar a inflamação do tecido gengival.
Ad-Muc Pomada oral é um antiinflamatório e antibacteriano que ajuda a cicatrizar feridas nas partes internas da boca, nos casos de gengivite, estomatite e outras inflamações. Ad-Muc possui ação antiinflamatória e antibacteriana e auxilia no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.
A periodontite ou doença periodontal, popularmente conhecida como piorreia, é uma infeção bacteriana que envolve o periodonto (tecidos de suporte dos dentes). É uma patologia oral bastante frequente. Cerca de 50% dos adultos apresentam problemas periodontais.
Assim como toda doença bucal, a periodontite tem suas consequências que refletem não só na boca, mas também no organismo como um todo. "A gengiva fica inflamada, levando em sua progressão a perda óssea, o que leva a queda do elemento dentário e com menos dentes a mastigação fica prejudicada", esclarece ele.
Os antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, eliminam e ajudam a controlar o crescimento de bactérias na boca e podem ser usados sob a forma de comprimido ou como enxaguante bucal. Geralmente são utilizados após a curetagem para manter os dentes limpos e garantir que todas as bactérias foram eliminadas.
As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
Dez opções de remédio caseiro para gengivite
A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
A amoxicilina vem sendo a escolha principal para o tratamento da doença periodontal devido à sua considerável atividade contra vários patógenos periodontais. O metronidazol atua inibindo a síntese de DNA, resultando em morte celular, afeta especificamente a parte da microbiota bucal anaeróbia, inclusive o p.
A antibioticoterapia sistêmica para o tratamento periodontal envolve monoterapia baseada no emprego de β-lactâmicos, em especial, a penicilina de amplo espectro, amoxicilina, associada ou não ao clavulanato de potássio ou metronidazol. O uso de tetraciclinas, clindamicina e ciprofloxacina também foi relatado.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
Ibuprofeno O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para o alívio da dor de dente que age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico, reduzindo a dor de dente.