Podem ser classificadas em faixas de exploração contínua (as culturas permanecem de um ano para outro na mesma posição), em faixas de rotação (as culturas mudam de local a cada ciclo, promovendo-se a rotação de culturas) e em faixas de retenção (utilizam-se faixas estreitas – de 2 m a 5 m de largura – cultivadas com ...
Cultivo em faixas Consiste em plantar as culturas em faixas de largura variável, de tal forma que, a cada ano, se alternem em determinada área plantas com cobertura densa e outras que ofereçam menor proteção ao solo, sendo as faixas dispostas sempre em nível.
Esse sistema exige um preparo inicial da área onde será implantado, com a limpeza da área, eliminação de tocos e raízes e a correção da fertilidade e da acidez. A eliminação de plantas invasoras se faz por meio de herbicidas.
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais.
Há diferentes métodos de plantio: diretamente no local definitivo (plantio convencional) ou com o pré-enraizamento em canteiros (viveiros) ou com o pré-enraizamento em água. O plantio convencional é realizado diretamente no local definitivo, usando-se mudas com a brotação cortada e grande tamanho de reserva (2 a 3 cm).
Dica 4: Preparo do solo e como plantar soja no sistema de plantio direto
De modo geral, o período preferencial para a semeadura da soja vai de meados de outubro e 10 de dezembro. Entretanto, na maioria dos anos, em semeaduras de outubro até meados de novembro é que se obtém as maiores produtividades e altura de planta adequada.
Ela pode ser cultivada no plantio convencional, com aração e gradagem de solo ou no plantio direto, no qual o plantio ocorre direto sobre a palhada da cultura anterior.
À medida que as plantas de soja se aproximam da maturação normal, as folhas tornam-se amarelas e caem, as vagens secam e as sementes perdem umidade rapidamente; assim, a operação de colheita deve ser iniciada tão logo 95% das vagens apresentem coloração marrom ou cinza.
Com a soja, a colheita começa em setembro e continua de outubro a meados de novembro. A soja tende a seguir um padrão onde os preços começam a cair no período de julho a agosto, seguindo com o "intervalo de fevereiro”, antes de atingir suas altas sazonais no verão.
Desde o planejamento agrícola até a entrega do produto às agroindústrias, podemos ter 18 meses de ciclo.
Existe uma grande variedade de cultivares de soja, portanto a duração total do ciclo da soja pode variar de 100 a 160 dias. Porém, os ciclos comerciais mais comuns costumam ter de 115 a 125 dias, característico da época de semeadura de cultivares precoces a médias.
Produção de soja em 2020/2021 pode chegar a 132,4 milhões de toneladas, diz consultoria. A consultoria Agroconsult projetou nesta quinta-feira, 21, a colheita de soja do Brasil 2020/2021 em 132,4 milhões de toneladas, aumento de 5,5% ante a temporada 2019/2020 e um novo recorde de produção.
Em uma área plantada de 1.
O pagamento do benefício que começou na última segunda-feira (18/1) e segue até o dia 30/1, será feito em parcela única de R$ 850.
De 1º de abril até 15 de novembro a moagem de cana-de-açúcar totalizou 42 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul. A quantidade é 2,5% menor com relação ao mesmo período do ciclo passado, no entanto, é a menor diferença registrada desde o início da safra 2020/2021.