Os primeiros dentes erupcionados foram os incisivos centrais inferiores. A média de erupção no sexo masculino foi de 9,7±1,9 e, no feminino, de 9,5±1,9 meses, ambas corrigidas para a prematuridade (p=0,98).
Dentição do Bebê
Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele.
No entanto cuidado com pedaços, como cenoura ou pepino. Corte pedaços pequenos para que o bebe não engasgue. Com o dedo limpo, esfregue a gengiva do bebe na região onde o dente está nascendo, isto trará alivio. Salivação excessiva é parte do processo de rompimento da gengiva pelos dentes.
Quando o dente não nasceu, mas se encontra presente na gengiva, o dentista pode optar por colocar um aparelho ortodôntico para tracionar os dentes, abrindo espaço para que o dente permanente consiga se posicionar e nascer. O tempo de espera pelo dente permanente pode demorar cerca de 2 a 3 anos.
Algumas mães acreditam que os dentinhos “atrasados” são mais fortes, o que não é verdade. O que acontece é que eles acabam sendo expostos mais tarde às bactérias que causam a cárie pelo bebê apresentar uma gengiva fibrosa que “segura” os dentinhos, não permitindo que ele saia mais facilmente.
Esses botões começam a romper a superfície da gengiva em algum momento entre os 3 e os 12 meses. O mais comum é o primeiro dentinho -- um sinal inegável de que seu bebê está crescendo -- por volta dos 6 meses, que é também o momento em que a dieta dele passa a incluir alimentos sólidos.
Tudo isso influencia em quanto tempo demora para alinhar os dentes, já que é necessário planejar um tratamento específico para cada pessoa. Sendo assim, não existe uma regra específica quanto ao procedimento nem a duração dele, embora esse tempo costume variar entre 6 e 24 meses.
Geralmente em torno dos 20 anos de idade, as raízes dos sisos já se encontram totalmente formadas, e o dente pode ou não esta presente na arcada dentária, ele pode estar totalmente incluso no osso ou parcialmente (o que chamamos de dente semi incluso).
As dicas a seguir podem reduzir o desconforto:
Os primeiros molares superiores podem levar mais tempo para emergir (13 a 19 meses), enquanto os primeiros inferiores começam mais tarde e terminam mais cedo (14 a 18 meses). Tanto os de cima como os de baixo caem entre os 9 e os 11 anos.
Os dentes do fundo (molares), por serem maiores, poderiam incomodar com mais frequência, mas uma pesquisa que prove isso é complicada de ser desenvolvida. No entanto, segundo o relato de algumas mães, os molares, que começam a nascer depois que o bebê completa um ano, são os que mais deram trabalho.
Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos. Por último, os últimos molares posteriores irrompem por volta dos 2 anos.
Há crianças que estão no limite inferior, ou seja com 4 meses já tem dentes, sem que isso seja anormal pra ela. E há crianças no limite superior, isto é, com 14 meses e nenhum dente. O que embora não seja típico, está dentro da normalidade.
Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.
O incisivo central é o primeiro dente do hemi-arco e é o menor dente da dentição humana. Sua coroa é achatada e tem a forma de um cinzel.
Dente permanente é a denominação dada ao dente que sucede a dentição decídua (ou dentes de leite). Um ser humano adulto possui normalmente 32 dentes: 16 na mandíbula (inferior) e 16 na maxila (superior).