EQST

Quais So Os Patrimnios Histricos De Teresina?

Quais são os patrimônios históricos de Teresina?

Lista do patrimônio histórico no PiauíMais 47 linhas

Qual o patrimônio do Piauí?

Os bens tombados pelo Iphan em Oeiras, a primeira capital do Piauí, e também a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Piracuruca foram, durante muito tempo, o único patrimônio histórico do Estado.

Quais os patrimônios culturais do Piauí?

No dia 11 de setembro o Conselho Consultivo do Iphan se reuniu no Rio de Janeiro, no Palácio Gustavo Capanema, e aprovou a proteção de três bens materiais que se tornaram patrimônio cultural brasileiro: a Floresta Fóssil e a ponte metálica João Luis Ferreira, ambos em Teresina, e o Conjunto Histórico e Paisagístico de ...

Quais são os lugares mais antigos de Teresina?

Em 1797 foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Amparo. Teresina tem suas raízes na Barra do Poti, onde, em 1760, já havia um aglomerado de fogos, ou seja, casas habitadas por pescadores, canoeiros e plantadores de fumo e mandioca. Foi fundada em 16 de agosto de 1852 com a designação de Vila Nova do Poti.

Quais as lendas de Teresina?

A arte e a cultura em Teresina revelam-se em manifestações de danças folclóricas, como Bumba-meu-boi, Reisado e Quadrilha, ou nas lendas da cidade como Cabeça de Cuia, Num-se-Pode, Porca do Dente de Ouro, Miridam e Zabelê.

O que é patrimônio patrimônio histórico?

O patrimônio histórico é composto por todos os bens materiais ou naturais que foram construídos ou preservados ao longo do tempo. ... Dessa forma, o patrimônio histórico nos permite conhecer a cultura, a arte, as tradições, os costumes, a religião e toda a história de um povo.

Qual foi o primeiro bairro de Teresina?

Os primeiros bairros da capital surgiram na região norte, como: o Aeroporto o Mafuá, o Poti Velho e Vila Operária. Enquanto que na região sul, os primeiros bairros foram: Catarina, Vermelha, Piçarra e Cajueiro.

Qual o bairro mais antigo de Teresina?

Bairro Poti Velho O Bairro Poti Velho, primeiro bairro de Teresina surgiu na barra do Poti, espaço em volta do lugar onde o rio Poti despeja as suas águas no rio Parnaíba. Neste local viviam os índios Potis, com a chegada do bandeirante Domingos Jorge Velho muitos índios foram mortos.

Qual é a história do Cabeça de Cuia?

A lenda do Cabeça de Cuia é a história de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba. Era de família muito pobre. Certo dia, chegando para o almoço, sua mãe lhe serviu, como de costume, uma sopa rala, com ossos, já que faltava carne na sua casa frequentemente.

O que significa a lenda pisadeira?

Pisadeira ou pesadeira é um mito brasileiro que ocorre principalmente no estado de São Paulo e parte de Minas Gerais. Segundo o folclore, é uma mulher que pisa na barriga das pessoas com o estômago cheio e as deixava com falta de ar, que costuma fazê-lo durante a madrugada.

Quais são os tipos de patrimônio histórico?

São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.