Otimismo, gratidão, compaixão: como os bons sentimentos podem fazer bem para a saúde.
Lista de sentimentos
Segundo o psicólogo norte-americano Paul Ekman as sete emoções universais são: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo. No entanto, Paul Ekman expandiu sua lista de emoções básicas, incluindo uma gama de emoções positivas e negativas dos quais nem todas são codificadas nos músculos faciais.
Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.
As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.
Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
A emoção é uma experiência pessoal que pode gerar um sentimento de prazer ou de descontentamento a partir de uma determinada situação e, se manifesta, através de reações do corpo, como choro, sorriso, tremores e até quando o rosto fica vermelho.
E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
As experiências emocionais são ricas e cheias de nuances, veja quais são elas
Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. ... As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.
Geralmente, as pessoas acreditam que emoção e sentimento são a mesma coisa. Uma espécie de sinônimo. ... Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.
Emoção é uma palavra que deriva do termo em latim emotione, cujo significado é mover para fora, promover uma grande agitação que leva algo do interior para a superfície.
Resposta. Emoção: é quando vc se emociona com alguma coisa. Sentimento : é quanto vc sente algum muito for,sentimos isso quanto perdemos um ente querido.
Resposta: As emoções positivas, como o amor, a alegria, a satisfação e o respeito, tendem a resultar em uma relação próxima, estimulando o vínculo interpessoal. Já as emoções negativas, como a raiva, a dúvida ou a culpa, podem prejudicar os relacionamentos.
Os estados emocionais podem desencadear uma série de alterações bioquímicas no organismo, afetando diretamente o sistema imunitário. Como tal, podem ser fatores de risco ou de agravamento de doenças físicas.
O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.
A saúde emocional é caracterizada pela capacidade de controlar e gerenciar as alterações de comportamento que influenciam nossas atividades cotidianas.
O que diferença entre a saúde emocional e saúde mental são alguns elementos sutis, como por exemplo a forma como cada uma pode ser percebida. A saúde emocional é mais fácil de ser percebida por outras pessoas, uma vez que se trata diretamente da forma como se lida com outros indivíduos.
O emocional diferente do psicológico, já que o psicológico é o que está dentro da mente, ou seja, pensamentos e ideias em relação as coisas. Já o emocional está relacionado com as ações e opiniões mais profundas, que exteriorizam o nosso ser as nossas ideias e desejos em relação a tudo, assim como o psicológico.
Além disso, ter uma alimentação saudável, descansar de maneira adequada, ou seja, ter boas horas de sono por dia, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e cigarro, fazer um acompanhamento médico, entre outros cuidados, vão te deixar muito mais saudável emocionalmente e muito mais feliz também.
12 dicas preciosas para ter uma saúde mental em dia
Dicas para cuidar da saúde mental
6 dores físicas que podem estar ligadas ao emocional
A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
É por isso que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças. “Cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente. Tanto em relação às emoções, quanto ao nosso cognitivo.