As mudanças foram de ordem econômica, científica, social e religiosa, que serviram de base para instalação do sistema capitalista. Durante a História Moderna foi estabelecida a economia dominante, chamada mercantilismo, na qual havia uma intervenção forte do Estado.
O século XX foi marcado pela urbanização da sociedade e, ao longo destes 100 anos, inúmeras foram as transformações que ocorreram na produção, na distribuição, na troca, no consumo e nas relações sociais. A dinâmica social e espacial deste período é caracterizada pelo "modo de vida urbano".
Durante o século XIX o Brasil viu o fim da colonização, pouco mais de seis décadas de monarquia, a abolição da escravidão, início da industrialização e Proclamação da República.
Tecnológica, física e social. Descobrimento de máquinas mais evoluídas a cada época. Mudanças comportamentais, também evidenciadas com o descobrimento de tais tecnologias, bem como o contato com outros povos. (ex: celulares, indústrias automotivas, individualismo, divisão de trabalho....)
Suas origens ainda não estão totalmente explicadas. Uma das teorias afirma que os seres humanos modernos (Homo sapiens sapiens) evoluíram ao mesmo tempo a partir de populações primitivas da África, Ásia e Europa, misturando-se uns aos outros geneticamente.