A esgrima é um esporte de características agonísticas, considerada uma das atividades físicas mais antigas da humanidade é também um dos esportes mais modernos e seguros da atualidade. ... Para ele, a velocidade, a descontração diferencial, a coordenação e a resistência são as capacidades físicas primordiais ao esgrimista.
O objetivo da esgrima é tocar o adversário com a espada, o florete ou o sabre. Ao mesmo tempo que ataca, o atleta tem que se defender, para não ser tocado pela arma do adversário. As regras variam de acordo com o instrumento.
O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada). ... O objetivo do Kendô não é apenas desenvolver a habilidade física de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem eventualmente serem aplicadas na vida real.
Por ser um esporte, a esgrima tem os benefícios que as atividades físicas costumam trazer, como corpo atlético, melhoria da coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória, e, claro, ajuda a perder calorias.
2) Por que a esgrima foi abolida como arma de combate? a) Com o surgimento das armas de fogo as espadas deixaram de ser eficazes se comparadas às novas armas. 3) Atualmente nas competições de esgrima quando um atleta toca o corpo do atleta com a arma, os pontos são indicados por luzes que acendem.
Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte. As partidas acontecem em três tempos de três minutos cada, e vence aquele que marcar quinze pontos primeiro.
Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina. A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos.
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta.
de 1896
Foi na França do século XVII que surgiram as primeiras escolas de esgrima. Novos golpes foram criados e o ensino do combate era feito em pistas pintadas no chão.
três minutos
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete. Confira as principais características de cada uma: ... A sabre mede 0,88 m e pesa 500 g; Espada: diferente da esgrima com uso do florete, na espada o esgrimista só pode golpear com a ponta da arma.
Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
Há três armas nesse esporte: espada, florete e sabre. Com o florete, a mais leve delas, só vale quando a ponta atinge o tronco. Com a espada, que tem a lâmina mais rígida, você pode tocar o adversário em qualquer parte do corpo. Já o sabre simula uma lâmina de corte.
No florete vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral. Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma.
TIPOS DE LÂMINAS E FORMA DE PONTUAÇÃO – Pontuação: atingir qualquer parte do corpo do adversário com a ponta da lâmina. – Características: 90 cm, 500 cm, lâmina leve; – Pontuação: atingir o tronco ou região ventral (até virilha) do adversário com a ponta da lâmina.
O sabre de esgrima, embora comumente confundido com o sabre militar, tem origem no sabre de duelo, muito popular na Itália no final do século 19. Esta arma é uma arma muito mais leve e rápida, sendo possível o sabrista tocar seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina.
florete
Para a proteção, os esgrimistas usam plastron, que é um colete protetor, jaqueta regular, luvas, máscara e protetor de peito para as mulheres. Para a pontuação, usam-se enroladeiras, fios de corpo, sensor, tapete condutor e dispositivo eletrônico.
As categorias da esgrima convencional são:
Espada: como o florete, a espada é utilizada para tocar ou golpear o adversário com a ponta da arma. A diferença entre o florete e a espada é que a espada pode tocar toda e qualquer área do adversário. 3. Sabre: é a arma mais leve da esgrima e que possibilita tocar o adversário com a ponta da arma ou com a lateral.
Ganha o combate, o esgrimista que somar 5 pontos em combates de primeira fase ou 15 pontos em combates eliminatórios. A duração e o número de pontos de cada combate, variam de acordo com as categorias de esgrima.
as três modalidades: sabre, espada e florete. Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte.