EQST

Quais So As Principais Caractersticas Da Arte Barroca Mineira?

Quais são as principais características da arte barroca mineira?

Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.

O que é o estilo rococó?

Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. Primeiramente, desenvolveu-se na França, no século XVIII, e difundiu-se por toda a Europa.

Como é o estilo rococó?

A pintura rococó abordava assuntos relacionados à aristocracia, apresentando dois contextos diferentes. Um deles destacava elementos da natureza e o bucolismo, assim representados por retratos de parques e jardins. Já o outro priorizava cenários que retratavam o luxo.

Como era o tipo de tinta usada no estilo rococó?

Na arquitetura, o Rococó foi, a princípio, um novo estilo decorativo, onde cores vivas foram substituídas por tons pastéis. ... A escultura ganhou importância, abandonando totalmente as linhas do Barroco: seu tamanho diminui e passam a ser feitas em gesso e madeira pintados com cores suaves.

Como eram as esculturas no estilo rococó?

Escultura rococó Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco.As suas esculturas são de tamanho menor. Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores mais suaves. Os motivos são escolhidos em função da decoração.

Qual a diferença entre o estilo barroco e rococó?

A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.

Quais as principais diferenças entre o barroco e suas características?

O Barroco foi o estilo que veio para substituir o Rococó. ... Além disso, Dentre suas principais características sobre o barroco podemos destacar: Os conflitos dualistas entre as divindades e o homem, existindo um antropocentrismo exacerbado assim como o teocentrismo.

Qual a principal diferença entre a pintura rococó e a neoclássica?

Resposta: A pintura neoclássica recusa delibedaramente o exagero da estética barroca e a futilidade do rococó para retratar temas grandiosos relacionados à pátria e aos ideais iluministas. Procura reviver os princípios estéticos da Antiguidade clássica, de uma forma diferente do Renascimento.

Qual a diferença do Rococó brasileiro para o Europeu?

Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.

Quais os temas mais utilizados no estilo rococó?

Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.

Quais os temas do barroco no Brasil?

fugacidade da vida e instabilidade das coisas, morte como expressão máxima da efemeridade, tempo como agente da morte, castigo como decorrencia do pecado, arrependimento, erotismo, misticismo, apelo á religião.

Porque esse estilo também ficou conhecido como estilo da Luz?

O estilo rococó surgiu após o período barroco, durante o Iluminismo, coincidindo com o reinado de Luís XV. Despontou como reação ao gênero formal e pesado, de aspecto conservador e carregado, usado na corte de Luís XIV, no século XVII, em Versalhes. ... Na França, o Rococó é também chamado de estilo Luís XV e Luís XVI.

Qual a diferença entre os temas usados nas pinturas do barroco e nas pinturas do rococó?

Qual a diferença entre os temas usados nas pinturas do Barroco e nas pinturas do Rococó? O Barroco retratava temas religiosos, com personagens em posições heróicas ou dramáticas. No Rococó os temas eram mundanos, ou seja, eram retratados ambientes como jardins, parques ou interiores luxuosos.

Quais as cores usadas no rococó?

Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.

O que diferencia o barroco italiano do barroco holandês?

Resposta. Resposta: o barroco italiano quase sempre eram voltado para religiao. por outro lado os holandeses tinham como tema o retrato cotidiano.