Os Justiceiros são os heróis da revolução industrial da república de Schwartzwald, ganhando esta reputação por terem se rebelado contra o sistema vigente, exigindo justiça para os assassinos que foram trocados por guardiões nas guerras entre senhores de castelo.
O Justiceiro é um exército de um homem só. Suas armas de escolha incluem variantes do fuzil de assalto M16, muitas vezes com um lançador de granadas M203 anexado, bem como uma arma de mão para uma peça de backup.
O Demolidor pode não ter superpoderes convencionais, como força aprimorada e capacidade de voar, mas ele ainda tem poderes. Seus sentidos aprimorados permitem que ele cheire a adrenalina que o cérebro de alguém produz, ouça o pulso de alguém mudar quando ele mente e sinta as mudanças atmosféricas no ar de uma sala enquanto alguém se move. Ele também tem um senso de radar.
O Justiceiro foi uma surpresa pro leitor da década de 70, mas havia um dificuldade da Marvel coloca-lo nas histórias populares porque ele não se encaixava nem no conceito de herói que os aficionados em quadrinhos estavam acostumados.
Mas muito antes disso, ele recebeu treinamento militar como fuzileiro naval nas forças especiais. Ele também serviu três períodos no Vietnã, que poderiam ser considerados treinamento prático para o tipo de guerra à qual ele um dia dedicaria sua vida miserável. Enquanto isso, Matt Murdock treinou quando menino para se tornar um assassino na guerra contra o Tentáculo, já que seu mentor Stick queria fazer de Matt um soldado imparável.
O que acontece quando você é um anti-herói responsável por matar todos os criminosos que cruzam o seu caminho? Você faz muitas inimizades. O que acontece quando um desses seus inimigos sobrevive ao seu ataque? Você pode ter acabado de ganhar o seu maior inimigo. Esse é o caso de Retalho, o maior vilão do Justiceiro. Saiba mais sobre esse degenerado.
São usuários de espingardas, se concentrando apenas em ataque por habilidades, das quais Ataque Total é a principal fonte de dano.
Retalho descobre que tudo não passou de um plano de Castle para fingir sua própria morte. Eufórico por saber que o Justiceiro continuava vivo, voltou a focar todas as suas energias para tentar matá-lo.
Ambos os homens carecem mais ou menos dos superpoderes convencionais. Tudo o que eles têm é seu treinamento e sua inteligência. Neste caso, cada um está empatado quando se trata de adaptabilidade.
Depois de fazer sua estreia na televisão na série do Demolidor, onde o anti-herói teve sua história contada no decorrer da segunda temporada, o Justiceiro vai ganhar uma série própria dentro da Netlfix, sendo a quinta parceria do serviço de streaming com a Marvel.
Como uma autoridade em guerra moderna, o Justiceiro possui conhecimento militar multidisciplinar das Forças Armadas dos Estados Unidos. Graças a isso e ao treinamento contínuo, o Justiceiro é mestre em muitas armas, privilegiando adagas e armas de tiro de longo alcance.
O personagem é ótimo em táticas militares e estratégicas, prova isso é que ele já foi capaz de derrubar a S.H.I.E.L.D. Frank Castle também é um piloto excepcional, hacker habilidoso e domina várias artes marciais.
Sua cicatrizes sempre o fariam se lembrar daquele que o desfigurou. Junto com o novo visual sinistro, Retalho jurou vingança contra o Justiceiro. Assim se tornou o mais recorrente e persistente inimigo de Frank Castle, além de também já ter enfrentado o Homem-Aranha, Noturno, Jessica Jones e o Demolidor.
No entanto, se Frank tem um superpoder, é fazer com que as pessoas o odeiem. Quase todos os aliados ele irritou tanto que o tornaram um inimigo. O Demolidor, por outro lado, é um cara genuinamente bom que consegue fazer as pessoas gostarem dele, apesar de tentar afastá-las. Os Vingadores o recrutaram para se juntar à equipe, aos Defensores e até ao panteão Asgardiano! O Demolidor é simplesmente melhor em fazer amigos.
Em 2004, Thomas Jane encarou o Justiceiro pára uma nova aventura nas telonas. O filme foi considerado razoável e quase ganhou uma continuação, mas o estúdio optou por um reboot. Em 2008, quem assumiu o papel foi Ray Stevenson para Justiceiro: Em Zona de Guerra.
Quando tinha apenas dez anos de idade, Billy Russo foi expulso de casa por seu pai abusivo e se viu forçado a buscar abrigo entre o submundo do crime de Nova York. Cresceu para se tornar um assassino de aluguel extremamente eficiente e brutal, bastante apreciado pela máfia e por grupos criminosos. Também conquistou o título de "o Belo" devido à sua aparência carismática e rosto bonito.
Justiceiros podem variar de atributos e habilidades de acordo com a build (construção do personagem).
Uma das mais aclamadas é a releitura feira para as histórias Noir. Nessa versão, Frank Castelione é um veterano da Primeira Guerra Mundial cuja esposa morreu de câncer. Entretanto, Frank acaba morrendo e seu filho se torna o Justiceiro.
O Justiceiro também recebeu sua parcela de abuso. Em uma luta famosa, ele venceu uma batalha mesmo depois que alguém atirou nele com um calibre 12 à queima-roupa, destruiu suas costelas e começou a enfiar os dedos na ferida para tentar agarrar seus órgãos. Outra vez, ele se cortou e escondeu uma navalha de ponta única em seu próprio tecido muscular. Em última análise, ambos os homens podem sofrer muitos abusos, mas o Demolidor é muito sensível, enquanto o Justiceiro ficou insensível à dor.
Este é difícil de julgar, pois ambos os personagens têm tolerâncias à dor incrivelmente altas. Demolidor é sensível a tudo, dado seus sentidos aguçados, mas continuou lutando depois de ter sido esfaqueado, baleado, arremessado de um prédio e drogado.