Neste resumo, você aprenderá quais são as funções das células e a importância de cada componente celular. Além disso, também verá a diferença entre as células procariontes e eucariontes e testará seus conhecimentos com questões comentadas!
Após ler este artigo sobre quais são as funções das células, que tal entender como ocorre o ciclo celular?
O citoplasma é composto por dois componentes: o citosol (mais fluido) e partículas insolúveis em suspensão (incluindo os ribossomos).
Embora existam diversos tipos de células, a maioria possui os mesmos componentes. Uma célula é constituída por um núcleo e citoplasma, encontrando‑se dentro de uma membrana celular, que regula as ações no interior e no exterior. O núcleo contém os cromossomos, que compõem o material genético da célula, bem como um nucléolo, que produz os ribossomos. Os ribossomos produzem proteínas, agrupadas pelo complexo de Golgi com o objetivo de abandonarem a célula. O citoplasma é um material líquido com organelas, as quais podem ser consideradas os órgãos da célula. O retículo endoplasmático transporta materiais no interior da célula. As mitocôndrias geram a energia necessária para as atividades celulares. Os lisossomos contêm enzimas que podem decompor as partículas que entram na célula. Os centríolos participam na divisão celular.
A aparência exata do complexo de Golgi pode ser diferente de uma espécie para a outra, mas em geral, ele é formado por bolsas membranosas e achatadas chamadas de cisternas.
Existem outras células cuja função primordial não é produzir substâncias. Por exemplo, as células musculares contraem-se, produzindo movimento. Este é o caso, igualmente, das células nervosas, cuja função é conduzir os impulsos elétricos, permitindo a comunicação entre o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e o resto do organismo.
O uso da ricina pode ocasionar a morte de uma pessoa pois ao destruir os ribossomos (organelas responsáveis pela síntese de proteicas) inibe diretamente a produção de proteínas.
Algumas células, como as células dérmicas, dividem-se e reproduzem-se rapidamente. Outras células, como as células nervosas, não se dividem nem se reproduzem, exceto em circunstâncias específicas.
O retículo endoplasmático é uma organela formada por membranas interconectadas que se ramificam pelo citoplasma de uma célula eucarionte e formam tubos e bolsas achatadas.
Alguns procariontes possuem estruturas protetoras adicionais, como parede celular, membrana externa e a cápsula. Além disso, alguns também podem apresentar flagelos.
A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica. As “cabeças” hidrofílicas dos lipídios ficam direcionadas para o interior da célula (em um dos lados da membrana) e para o ambiente extracelular (no lado oposto).
As células procariontes não possuem compartimentalização interna, mas apresentam uma região nucleóide que contém o DNA e um citoplasma com citosol, ribossomos, proteínas e pequenas moléculas.
Está gostando de saber quais são as funções das células? Não deixe de conferir nosso resumo completo sobre Respiração Celular!
Você acabou de conhecer as estruturas e funções presentes em todas as células, seja procarionte ou eucarionte, animal ou vegetal. Continue lendo para entender quais são as funções das células eucariontes!
Questão 2 – (Enem PPL)
A membrana interna, por sua vez, possui invaginações (dobras) que possibilitam uma superfície de contato muito maior do que a externa. Essas reentrâncias são denominadas de cristas mitocondriais.