Conheça os 5 tipos de maracujá e suas características
Quando sua casca enruga completamente, então, é a melhor hora para aproveitar o sabor suculento e azedinho de sua polpa. O maracujá-amarelo é a variedade que apresenta maior produtividade, sendo ideal para doces, geléias, batidas, sucos, refrescos e sorvetes, adoçados à vontade e a gosto.
Passifloraceae
De suco a calmante, o maracujá é sucesso nacional. ... “Também conhecida como maracujina ou maracujá-doce, a espécie já é conhecido da indústria cosmética e farmacêutica. A polpa é bastante doce e difere do maracujá azedo porque tem menor acidez”, explica a pesquisadora Ana Maria Costa.
Os frutos do maracujá-azedo têm formato diferente, bem como a polpa (arilo) tem aroma e sabores diferenciados. O maracujá-doce apresenta polpa mais translúcida e os tons de amarelo ou de alaranjado são bem difusos. ... O maracujá-azedo tem polpa de tons amarelo a alaranjado fortes e a acidez é bastante acentuada.
Modo de uso do maracujá O maracujá pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.
Para fazer o chá basta colocar 1 colher de sopa das folhas do maracujá picadas em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Adoçar à gosto e tomar a seguir, quando estiver morno.
Maracugina PI é o antiestresse fitoterápico que atua nos sintomas: ansiedade, agitação, nervoso, irritação e insônia.
Modo de Preparo
“O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio”, enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. “Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel”, acrescenta a nutricionista Vanderlí F.
edulis e o P. alata. Os frutos tem ampla utilização culinária, prestando-se para o consumo in natura e para o preparo de sucos, geléias, sobremesas e molhos para carnes.
Pode ser comido in natura, cortado pela metade e com uma colher, adoçado ou não (eu às vezes jogava um tiquinho de leite condensado). Mas onde ele brilha são nas receitas: perfumando delicadamente mousses, sorvetes, bolos e geleias.
A semente de maracujá, diferente do que algumas pessoas pensam, não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, ela proporciona benefícios que vão de efeitos antioxidantes até manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais.
Benefícios do Maracujá
A casca de maracujá é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e fibras. Ainda, pode ser usada de diversas maneiras – como chá, farinha, em sucos e mais.
Podemos citar a camomila, a lavanda, o hipérico (erva de São João), a valeriana, o maracujá, a alface, a erva cidreira, entre outros.
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
A Maracugina é um produto de ação sedativa, para uso oral, composto de princípios ativos vegetais, reconhecidamente neurossedativos. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento.
Como usar