As condições necessárias para que um gás seja considerado perfeito são: Ser constituído por um número muito grande de partículas em movimento desordenado; O volume de cada molécula ser desprezível em relação ao volume do recipiente; ... As forças entre as moléculas são desprezíveis, exceto durante as colisões.
Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si. Um gás é um estado fluido da matéria que não passa para o estado líquido apenas por um aumento de pressão ou apenas por uma diminuição de temperatura.
Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém. Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido.
Os gases respiratórios (O², CO², N²), obedecem as leis da física (leis de Boyle, Dalton, Henry e Graham). ... LEI DE GRAHAM "A velocidade de difusão e de efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade." Ou seja, quanto menos denso for o gás, maior será sua velocidade de difusão e efusão.
Lei geral dos gases ou lei combinada dos gases é uma lei dos gases que combina a lei de Boyle, a lei de Charles e a lei de Gay-Lussac. ... A lei de Charles estabelece que o volume e a temperatura são diretamente proporcionais entre si, sempre e quando a pressão se mantenha constante.
Os gases reais são todos os gases existentes na natureza, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados aproximadamente, para efeitos apenas de cálculos facilitados, como gases perfeitos ou ideais.