O portador de deficiência física definitiva, notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária. O jovem que é arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos.
O militar portador de doença psíquica possui, de acordo com o Estatuto dos Militares, o direito ao tratamento médico e percepção do soldo até que seu estado de saúde se reestabeleça, ou em casos mais graves poderá ser concedida a reforma (aposentadoria por doença).
No cenário atual, os concursos de Soldado e Oficial têm limite mínimo de 17 anos e máximo de 30 anos para ingresso. Com a aprovação do projeto, o limite máximo de idade passaria para 35 anos, dessa maneira, aumentando a possibilidade de mais pessoas participarem dos certames.
Para ingressar em qualquer um deles é preciso entrar, por meio de um concurso público. Esses concursos acontecem periodicamente, conforme a abertura de vagas e podem ser disputados por pessoas com diferentes níveis de escolaridade.
Não existe um curso específico para formar policiais civis. Quem deseja trabalhar na Polícia Civil deve prestar concurso público e, depois de aprovado, passar por um curso de formação da própria Polícia. Normalmente o concurso acontece em várias etapas e os candidatos devem cumprir algumas exigências.