Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração ? Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.
Resposta. As águas que chegam as ETAs são inapropriadas ao consumo humano, pois além de aparência visual, odores e sabores (observáveis pelos sentidos), podem estar contaminadas com microrganismos nocivos à saúde humana, os quais podem ser combatidos durante o processo de cloração.
Nos locais em que não há estações de tratamento, a água é obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poços. Se isso não for possível, a água que se bebe, bem como a que é usada para lavar pratos e talheres, deve ser filtrada e tratada. ...
Como a água chega nas casas? A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. ... Todas as cidades precisam ter uma estação de tratamento porque os mananciais vêm com água imprópria para o consumo, muitas vezes contaminada ou poluída.
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
Para que esse passo a passo seja realizado, é necessária a utilização de produtos químicos para tratamento de água, esses produtos são:
Fluoretação: Nessa etapa, é adicionada à água uma quantidade de ácido com flúor, o Ácido Fluossilícico (H2SiF6), para auxiliar na redução de cáries na população. Cloração: Além da adicção de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes.
O composto químico Hipoclorito de sódio (NaClO) possui ação desinfetante, sendo capaz de eliminar germes e bactérias presentes nas hortaliças, verduras, legumes e frutas.
Geralmente, aqui no Brasil, o coagulante utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3). Mas há outros agentes químicos que podem ser utilizados com essa mesma função, como os sais de ferro (III) ou ainda polímeros orgânicos.
O ensaio de floculação (teste de jarro) é o método empregado nas Estações de Tratamento, para se determinar a dosagem ideal dos agentes químicos que proporcionarão a eficiência desejada na clarificação da água com a melhor relação custo- benefício.
Existem vários tipos de coagulantes de origem química e vegetal. Os principais coagulantes químicos utilizados são: sulfato de alumínio, cloreto férrico, hidroxicloreto de alumínio e sulfato férrico [10].
Coagulação. Substâncias coagulantes são adicionadas na água com a finalidade de reduzir as forças eletrostáticas de repulsão, que mantém separadas as partículas em suspensão, as coloidais e parcela das dissolvidas.
Modo de Preparo