Os distúrbios das mamas podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos). Os distúrbios não cancerosos incluem a mastalgia (dor nas mamas), os cistos, a doença fibrocística da mama, o fibroadenoma, a secreção através dos mamilos e a infecção da mama.
Conheça 5 alterações benignas das mamas
As mamas são órgãos compostos de lóbulos, ductos, gordura e tecido fibroso. A gordura e o tecido fibroso são o que dão forma e volume às mamas e ajudam a sustentar as outras estruturas. A mama é considerada densa quando tem mais tecido fibroso do que gordura, mas isso varia de uma pessoa para a outra.
O que é fibroadenoma na mama? O fibroadenoma representa o tumor benigno de mama mais prevalente. De acordo com a Americana Cancer Society, ele é constituído por tecido glandular e tecido estromal. Geralmente, são encontrados em mulheres mais jovens, mas podem ser encontrados em mulheres de qualquer idade.
Tipos mais comuns Cistos: são como capsulas preenchidas com substância líquida. 7 a 10% das mulheres ocidentais desenvolvem cistos na mama ao longo da vida. Fibroadenomas Mamários: tumores benignos. Ao menos 10% das mulheres desenvolvem fibroadenomas no início da idade reprodutiva.
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos.
Um nódulo OVAL tem forma oval ou elíptica e pode apresentar até 3 ondulações (nessa situação ele é descrito como OVAL MACROLOBULADO ou MACROLOBULADO). clique na imagem para ampliarNódulo isodenso, OVAL e circunscrito no quadrante infero-medial da mama direita.