Sintomas relacionados à cefaleia crônica É comum ocorrerem queixas associadas de sono de má qualidade, insônia, dores no corpo, irritabilidade, ansiedade, depressão, alterações do apetite e do humor ou queixas gastrointestinais.
A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.
A cefaleia de tensão, ou cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça muito frequente em mulheres, que é causada pela contração dos músculos do pescoço e que acontece principalmente devido a má postura, estresse, ansiedade e noites mal dormidas.
Quais são os principais sintomas de pressão alta?
A dor de cabeça vascular é um grupo de circunstâncias que envolvem a dilatação ou o inchamento dos vasos sanguíneos que causam a dor da dor de cabeça.
Caracteriza-se por dor muito intensa na região ao redor de um dos olhos, frequentemente acompanhada por congestão nasal do mesmo lado da dor, secreção nasal, lacrimejamento e olho vermelho. O início da crise geralmente é súbito e muitas vezes ocorre à noite, acordando o indivíduo.
A nevralgia do grande occipital é uma forma de cefaleia intensa e debilitante que atinge a região posterior da cabeça — área que é inervada pelo nervo occipital. Afeta igualmente os homens e as mulheres e não tem uma idade preferencial de ocorrência.
Os principais sinais e sintomas de nevralgia são:
O nervo occipital maior (NOM) é formado por fibras sensoriais que se originam nos segmentos C2 e C3 da medula espinhal. É o principal nervo sensorial da região occipital. O bloqueio do NOM tem sido usado com sucesso para o tratamento de cefaleia cervicogênica, neuralgia occipital, cefaleia em salvas e enxaqueca.
Neuralgias do crânio e face As neuralgias faciais e do crânio são dores de cabeça causadas por anormalidades na transmissão sensitiva dos nervos cranianos, como o nervo trigêmeo e o nervo glossofaríngeo. A neuralgia do trigêmeo é considerada uma das piores dores do mundo!
Alguns problemas de coluna podem causar dor de cabeça porque quando há alguma alteração na coluna cervical a tensão acumulada nos músculos da parte superior das costas e do pescoço levam o estímulo doloroso para o cérebro, que responde gerando dor de cabeça, que neste caso é chamada de cefaleia tensional.
Os nervos da cabeça se originam de três fontes principais: Nervo trigêmeo (NC V) Nervo facial (NC VII) Plexo cervical.
Os músculos da cabeça são estriados e produzem os movimentos dos tecidos moles faciais subdérmicos (pele) que animam várias expressões da comunicação não verbal (expressões faciais). Permitem também, os movimentos na articulação temporomandibular que ocorrem durante a mastigação e a fala.
A causa dessas dores não é só o sorvete – é o estímulo do nervo trigeminal ou trigêmeo (responsável pelas sensações de todo o rosto, garganta e pescoço) que causa a contração dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando a dor. Como essas dores são muito curtas elas, na maior parte das vezes, não precisam ser tratadas.
A cefaleia de sorvete é uma dor de cabeça gerada pela baixa temperatura de alimentos que sensibiliza o gânglio esfenopalatino - conglomerado de neurônios localizado na região maxilar e que possui ramos que vão até o céu da boca.
Um estímulo interno a esse gânglio, como beber água gelada ou tomar sorvete, ou externo, como nadar no mar gelado, transmite essa sensação de temperatura baixa para o esfenopalatino, que por sua vez tem muitos nervos, fazendo com que você sinta dor.
O neurologista André Felício afirma que um quadro de enxaqueca pode ser provocado pelas substâncias presentes nas bebidas alcoólicas. “Essas bebidas podem conter histamina, tiramina e sulfitos, que desencadeiam as crises.
Dicas para EVITAR a ressaca
Para curar a ressaca é importante ter uma alimentação leve durante o dia, aumentar a ingestão de líquidos e fazer uso de um remédio para ressaca, como o Engov, ou para dor de cabeça, como a Dipirona, por exemplo. Assim, é possível evitar que os sintomas de ressaca interfiram na rotina do dia.
Aspirina® contra as dores de cabeça associadas à ressaca Quem procura um alívio rápido para as dores de cabeça associadas à ressaca, pode tomar um medicamento analgésico. A Aspirina® Xpress com a substância ativa ácido acetilsalicílico está comprovada contra as dores, inclusive as dores de cabeça associadas à ressaca.
Tome duas Aspirinas antes de começar a beber. Mas, se é daqueles que bebe pouco, um ou dois copos de vinho, esta é forma de evitar dores de cabeça mais tarde. Tanto mais que o obriga à ingestão de água. Para Madeline Puckette esta é uma forma eficaz de atenuar o efeito do álcool no sangue.
Os vinhos mais baratos contém grandes quantidades de açúcar. Quanto mais açúcar você consome, mais água o seu corpo consome. O açúcar suga a água de outras partes do seu corpo e do seu cérebro, resultando em uma dor de cabeça gigante.