É um processo realizado basicamente em duas etapas apenas por bactérias autotróficas para obtenção de energia. Na primeira etapa substâncias inorgânicas são oxidadas e na segunda etapa o gás carbônico passa por redução, levando à produção de compostos orgânicos.
A diferença é que na fase clara, utiliza-se . a luz solar para síntese de ATP e formação do NADPH, na membrana do tilacoide. Já na fase escura, utiliza-se o NADPH e ATP, produzido na fase clara, para fixar o CO2 por meio do ciclo de Calvin. E sintetizar o produto final, a glicose.
Assim, a fotossíntese ocorre a transfomação de energia luminosa em energia química, armazenada no ATP. Na fase clara, ocorre formação de ATP e NADPH2 que fornecerão, respectivamente, energia e elétrons para a fase escura, na qual a glicose é formada.
A fase clara ocorre a presença de luz, e é nela que são produzidas substâncias que serão utilizadas na fase de escuro. As principais coisas que acontecem nessa fase são a fotólise da água (quebra das moléculas de água com a luz), onde são liberados hidrogênios h2 e oxigênios.
A fase clara da fotossíntese é também chamada de fase luminosa ou fase fotoquímica. É assim chamada pois depende diretamente da luz para acontecer. No interior dos tilacoides encontramos o pigmento responsável por esta etapa da fotossíntese: a clorofila.
Nessa fase, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, acontece a captação de energia luminosa, e esta é utilizada na produção de moléculas de ATP e na redução de moléculas de NADP+. ... Esse processo dará origem ao NADPH, que será utilizado nas reações de fixação do carbono, fornecendo energia.
Dióxido de Carbono Assim, a fotossíntese é um processo importantíssimo para a vida no nosso planeta, por produzir alimento e contribuir para a existência de gás oxigênio no ar. As plantas não são os únicos seres vivos fotossintetizantes, isto é, que realizam fotossíntese. Há outros, como as algas e as cianobactérias.