Conheça quais são os principais polos calçadistas do Brasil!
Considerado o maior shopping de calçados femininos da América Latina, o Território do Calçado de Jaú é um complexo com mais de 200 lojas, que reúnem pelo menos 500 mil itens no atacado e varejo. Não por acaso, a cidade, localizada no centro do Estado de São Paulo, é conhecida como a capital do calçado feminino.
A indústria responsável pelo sapato, sandália e bota é chamada de "indústria do calçado". Como o nome indica, a indústria do calçado está envolvida com a produção de todos os calçados, desde chinelos e sandálias até tênis e botas.
Não é à toa que Franca é conhecida como a “Capital Nacional do Calçado”. Com uma economia baseada na indústria, a cidade se destaca, principalmente, pelo segmento coureiro-calçadista.
A indústria do calçado é a atividade industrial envolvida na fabricação de calçado, como sapatos, sandálias, chinelos, tênis, botas, galochas e outros.
Quando pensamos em como funciona uma fábrica de calçados, o setor de produção é a área que concentra a maior quantidade de funcionários e processos. ... Em resumo, a produção de calçados pode envolver máquinas de costura, equipamentos de prensa, fornos para conformação dos materiais nas formas, entre outros.
Corte. Separados os materiais necessários, os mesmos são levados ao corte, que pode ser feito por máquina ou através de um processo manual. Nesse setor, cortamos todas as peças que o modelista separou do molde da fôrma.
As mais comuns são, Couro Animal, Couro sintético, Borracha Látex vulcanizada, polímeros (plástico e espuma), tecido, linha, e cola especial.
A cola de contato, conhecida vulgarmente como cola de sapateiro já é bastante utilizada para a fixação de sapatos e tapeçaria, sendo facilmente encontrada.
Reputação da marca. A procedência da matéria-prima e os processos de produção influenciam não só na qualidade final do produto, mas também na reputação da marca.
É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos. Alguns exemplos simples de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.