Os 11 estados brasileiros onde a indústria é mais importante
Indústrias de base: mineradoras, madeireiras, petrolíferas, metalúrgicas. Indústrias de bens intermediários: aquelas que produzem papel e celulose, produtos químicos, borracha, plásticos, componentes elétricos e eletrônicos. Indústrias de bens de consumo duráveis: de automóveis, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos.
Indústrias transformam matérias-primas em mercadorias utilizando de máquinas. É classificada conforme sua área de atuação, formando três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. ... Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
O setor secundário transforma os bens primários em mercadorias e destina-as ao setor de comércio e serviços. O Setor Secundário da economia é o responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do setor primário em mercadorias, que são transferidas para a comercialização no setor terciário.
Ela basicamente consiste no cultivo da terra e dos vegetais para a produção organizada de alimentos e produtos primários, tais como o milho, arroz, feijão, soja, cana-de-açúcar e incontáveis outros exemplos.
As atividades pertencentes ao Setor Primário são a agricultura, a pecuária e o extrativismo vegetal, animal e mineral.