O CR (Certificado de Registro) do Exército permite que o cidadão exerça atividades com produtos controlados por esta instituição. O CR pode ser emitido em três diferentes categorias: Caçador, Atirador e Colecionador (CAC). Nesse guia, vamos mostrar o passo a passo de como tirar CR no Exército Brasileiro.
Antes de tirar o CR, o candidato deve submeter-se ao teste de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, conforme exigido. Ou seja, é necessário obter um laudo emitido por um psicólogo credenciado pela Polícia Federal. Esse também é bastante semelhante ao teste requisitado para a aquisição de arma de fogo pela Polícia Federal.
O CR é para isso mesmo, Joel. Para o transporte por via terrestre lembre-se de levar, juntamente com a arma, o CR, CRAF, Guia de Tráfego, RG, Comprovante de Inscrição, Certificado de Regularidade e Autorização de Manejo do IBAMA.
Antes de requerer o Certificado de Registro no Exército, o interessado deve estar ciente de alguns pontos importantes. O CR permite a realização de atividades relacionadas à caça, tiro desportivo e colecionismo e não de defesa pessoal. Entretanto, a defesa é justificada quando o CAC precisa defender a sua vida e o seu acervo durante o trajeto para suas atividades. Para fins específicos de defesa pessoal, você deve obter uma licença de Posse ou Porte de Arma de Fogo na Polícia Federal.
Porém sou ex militar, sargento temporário, e tive um problema no ano de 2009, tive um desentendimento com oficial, fui punido, e meu comportamento ficou no mal. Tenho minha reservista tudo em ordem. Porém a questão do comportamento influência? Obrigado
Bom dia. Embora eu seja filiado a um clube de tiro, faço treinamento em outros clubes, aos quais não sou filiado. Eles são obrigados a fornecer uma certidão/comprovante de minha estada lá atirando, para fins de comprovação de habitualidade?
Declaração de filiação a entidade de tiro desportivo ou de caça, conforme a atividade que se deseje praticar. Para cumprir este requisito, o interessado em tirar o CR precisa filiar-se a um clube de tiro ou clube de caça, conforme a categoria. Esta é uma obrigação aplicável ao atirador desportivo e ao caçador.
Por fim, você precisa emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de 100 Reais. Essa taxa, referente à concessão do Certificado de Registro para pessoa física, precisa ser paga obrigatoriamente no Banco do Brasil.
Olá, eu tenho uma duvida, fui em um clube e ele falou que o despachante fica horas e horas na fila, é verdade isso? eu gostaria de economizar e ir eu mesmo, mas parece que tem que ir 4 vezes.
Olá, Helenilson. Tudo bem? Em média 30 dias corridos é o tempo estimado para a prestação deste serviço, mas para uma resposta mais precisa pedimos que confirme diretamente com o Exército Brasileiro, órgão responsável pela emissão do registro.
Comprovar o endereço residencial e de guarda do acervo. Essa comprovação pode ser feita por meio de faturas de água, luz ou telefone fixo, em nome do requerente. Caso a conta esteja em nome do cônjuge, é necessário apresentar Certidão de Casamento (ou de Comunhão). Como alternativa, é possível apresentar uma declaração, com firma reconhecida por parte do responsável pelo imóvel.
Boa noite SATY queria tira uma dúvida eu tenho duas armas registradas no SINARM uma 12 e um rifle fis os cursos de tiro pras duas armas e agora quero me filia no clube de caça será que tenho que fazer os cursos de tiro novo pra campra outras armas
Pode fazer a transferência SINARM/SIGMA sim, Victor. Porém a arma não terá mais a finalidade de defesa e o Exército poderá cobrar explicações suas (processo administrativo) caso a arma seja utilizada para outros fins diferentes de caça, tiro desportivo ou competição.
Essa é uma exigência inédita para obtenção do CR. No entanto, aplica-se apenas aos que estiverem interessados em obter o Certificado de Registro de Caçador Excepcional. Ou seja, para tirar o CR de caçador, agora o Exército solicita um documento comprobatório da necessidade de abate de fauna invasora expedido pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Além disso, esse documento precisa indicar: A espécie exógena (javali), o perímetro abrangido, a autorização dos proprietários dos imóveis, as pessoas físicas interessadas em executar a caça e o prazo certo para o encerramento da atividade.
É importante também, estar ciente das penalidades previstas. O cidadão que for flagrado descumprindo as orientações estabelecidas, está sujeito a prisão, processo administrativo e criminal, PERDA do CR e das ARMAS. Portanto, exerça as suas atividades de caça, tiro desportivo ou coleção, com extrema responsabilidade.
Após cumprir todos os requisitos e formalidades necessárias, é chegada a hora de realizar o protocolo dos documentos. Portanto, é necessário preencher uma serie de formulários no SisGCorp, anexar toda a documentação e pagar a GRU.
Por sua vez, nessa etapa você precisa anexar todos os documentos correspondentes. São eles, o comprovante de filiação em entidade de tiro ou caça, comprovante de endereço fixo, comprovante de trabalho lícito, atestado de aptidão psicológica, atestado de aptidão técnica, certidões negativas de antecedentes criminais e um documento pessoal com foto.
O CR (Certificado de Registro) é um documento obtido a partir de um cadastro junto ao Exército Brasileiro. Este Certificado de Registro dá o direito, ao cidadão, de exercer atividades de caça, tiro desportivo e coleção de armas. O CR é emitido nas categorias Caçador, Atirador e/ou Colecionador (CAC).
Comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo. O teste de tiro para obtenção do CR deve ser atestado por instrutor credenciado pela Polícia Federal. A prova (prática e teórica) é a mesma exigida para a aquisição de arma de fogo, via PF (SINARM). Além disso, pode-se realizar a prova em apenas uma das 4 categorias de armas (pistola, revólver, espingarda ou rifle), não sendo necessariamente a que você pretenda adquirir.
Esse é um dos requisitos que sofreu alterações. Para comprovar a idoneidade, é necessário apresentar certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas por diferentes instâncias judiciais, como Justiça Federal (últimos 5 anos), Justiça Estadual (últimos 5 anos), Justiça Militar e Justiça Eleitoral. Alguns desses documentos podem ser obtidos online nos sites correspondentes. Além disso, é preciso apresentar uma declaração que afirme não estar sob investigação policial ou processo criminal, que veremos mais adiante.
Adilson, infelizmente hoje todos os pedidos de Porte estão sendo indeferidos pela PF, independente da justificativa, do risco, das evidências e da profissão. Porte é só pra eles…
Victor, “Como ter uma arma de defesa e poder utilizá-la a fim de mantê-la em bom funcionamento” é a pergunta de “um milão de dólares”. Infelizmente a Polícia Federal impõe restrições de modo que é bem complicado treinar com uma arma registrada no SINARM. Como CAC você NÃO poderá transitar com uma arma do SINARM.