O raciocínio lógico é uma habilidade que interfere diretamente no desempenho das atividades profissionais. ... Elas também podem melhorar o raciocínio inferencial – capacidade de tirar conclusões com base em situações presentes -, além de estimular a busca por hipóteses e a memória.
Os benefícios trazidos pelo uso contínuo dos argumentos lógicos-matemáticos são: análise crítica dos fatos e situações; tomada de decisão mais coerente e racional - a lógica nos ajuda a compreender quais são as possibilidades existentes para a resolução de um problema; capacidade para pensar rápido.
Ainda consegue-se afirmar que, no que tange a Lógica do dia a dia, é imprescindível a organização do pensamento e o pensamento correto para assim obter-se melhor qualidade de vida através do bom aproveitamento do tempo. E para tanto, utilizar-se de alguns aparelhos tecnológicos pode trazer grandes benefícios.
Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
Um conceito do ponto de vista lógica trata-se de uma teoria que contém fatos racionais e lógicos envolvidos para que as teses sejam desenvolvidas e se tornem válidas.
Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.
Verificado por especialistas Aristóteles define a lógica como órganon. ... A lógica, segundo Aristóteles, não é uma ciência, mas um instrumento fundamental a ser usado na filosofia. Através do silogismo, objeto de estudo da Lógica, era possível inferir verdades de outras verdades.
1. [ Filosofia ] Relativo a Aristóteles ou à sua doutrina. 2. [ Filosofia ] Que ou quem é seguidor ou estudioso de Aristóteles ou do aristotelismo.