Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
Principais Cidades da Mesopotâmia
Elam situava-se ao norte do Golfo Pérsico e do Rio Tigre, a leste da Suméria e da Acádia que equivale à região atualmente denominada Khuzistão(atualmente, onde hoje é o sudoeste do Irã e Iraque) delimitada ao norte pelos montes Zagros. Na pré-história, os povos elamitas estavam ligados culturalmente à Mesopotâmia.
Elão (עֵילָם) no velho testamento (Gênesis 10:22, Esdras 4:9), é descrito como o filho mais velho de Sem, filho de Noé. Também é usado (como em Acadiano), para o antigo país de Elão que hoje é o atual sul do Irã, cujo povo hebreu acreditava ser dos descendentes de Elão, filho de Sem. ... Susa foi a antiga capital do Elão.
Amoritas:Guerreiros que invadiram o Império Acádio,fundaram a cidade de Babilônia,que passou a ser um marco de força na Mesopotâmia. ... a política implacável de conquista e tornaram-se senhores de um imenso império,com capital na cidade de Nínive. Eram extremamentes cruéis com os povos inimigos que conquistavam.
Os amoritas eram povos semitas oriundos do deserto sírio-árabe que invadiram as cidades-Estado da Mesopotâmia por volta de 2000 a.C., após a queda da civilização suméria-arcadiana. Eles ergueram a cidade da Babilônia, que seria o principal centro comercial mesopotâmico graças à estratégica localização.
O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia. Esta construção tinha o formato de uma pirâmide, porém com a presença de espécies de degraus. Os zigurates possuíam de 3 a 6 andares. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol.
Zigurates eram templos de adoração em forma de pirâmide criados pelo sumérios, babilônios e assírios na Mesopotâmia. Eram construções que tinham uma função religiosa, pois esses povos acreditavam que esses templos serviam de morada para os deuses.
O zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas.
A função do zigurate era ser um templo para a adoração dos deuses mesopotâmicos, os zigurates foram um símbolo da cultura Mesopotâmica por simbolizarem a união entre o céu e a terra.
Zigurates èra uma forma do templo,criada pelos sumèrios e comum para os babilônios e assirios,A finalidade de Zigurates era construidos normalmente num extremo das cidades mas tambèm para determinar o novo sentido do crescimento das mesmas.
As principais contribuições dos sumérios para a humanidade foram o desenvolvimento da escrita cuneiforme e a roda.
contribuíram para o desenvolvimento científico, desenvolvimento da matemática, tinham vasto conhecimento da medicina, tinham conhecimento sobre os astros, eram politeístas, e todo esses conhecimentos ajudaram para o surgimento de outros povos.
Os acádios, povo de origem semita, eram considerados como uma tribo de nômades que circulava pela região do centro da antiga Mesopotâmia até chegarem ao território dominado pelos sumérios indígenas, entre 2550 a.C. e 2300 a.C., onde invadiram terras, provocaram uma guerra, conseguiram o comando e se firmaram líderes.
Cultura. A cultura dos acádios está baseada na construção das cidades, com a presença de imponentes templos e palácios. No geral, a arte acadiana contemplava os deuses e os animais. A escrita desse povo era cuneiforme, os quais transcreveram diversas obras literárias dos sumérios.
O império criado por Sargão desmoronou após dois séculos, em 2154 a.C., em consequência de revoltas internas e dos ataques dos gútios, nômades originários dos montes Zagros, no Alto do Tigre, que investiam contra as regiões urbanizadas, uma vez que a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a ...
O Império Acádio, primeiro Estado mesopotâmico semita, desintegrou-se bruscamente e desapareceu há 4.