Quem pode cursar uma segunda licenciatura? Qualquer pessoa que já tenha se formado em um curso de licenciatura anteriormente pode fazer. Não é exigido que ela tenha atuado ou esteja atuando em sala de aula no momento. Resumindo, basta ter o diploma anterior.
A complementação pedagógica é aceita em concursos públicos normalmente. Afinal, ela é reconhecida pelo MEC e concede o grau equivalente ao de uma Licenciatura Plena.
O foco é formar professores em curto tempo para atuarem como licenciados. Somente poderá fazer a Formação Pedagógica quem já concluiu um curso de nível superior com titulação de bacharel ou tecnólogo, qualquer que seja a área de atuação.
Formação Específica: São cursos de nível superior mas não têm o caracter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial é uma formação específica em um dado "campo do saber" e não em uma "íárea de conhecimento e suas habilitações".
O curso de Formação Pedagógica de Docentes visa a formação de professores com nível superior para lecionar disciplinas nas quais já tem experiência e que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio.
Isso é possível por meio do Programa Especial de Formação de Docentes. ... O curso é voltado para profissionais graduados em diversas áreas. Basta ter feito uma graduação com o mínimo de 180 horas sobre a matéria específica que deseja lecionar.
O questionamento, a busca e a aprendizagem fazem parte da natureza da prática docente. Pensar certo, do ponto de vista do professor, tanto implica o respeito ao senso comum no processo de sua necessária superação, quanto ao respeito e o estimulo à capacidade criadora do educando.
Saberes necessários à prática educativa
A Didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino.