Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P,0,4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
9 meses
Os esticadores devem ter 14 a 16 cm de diâmetro, as estacas intermediárias 6 a 8 cm, o arame galvanizado n° 12 deve ficar com 1,7 a 2,0 metros de altura do solo e a madeira deve ser fincada a uma profundidade de 0,7 a 1 metro.
Para esta operação, escolha um maracujá maduro, retire as suas sementes, lave-as e deixe-as secar por uns dias. Para um vaso com capacidade de 50 L, 6/7 sementes serão suficientes. Espalhe as sementes dentro de cada sulco anteriormente elaborado, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato.
O nome pode não deixar claro, mas os chamados calcanhares de maracujá são uma condição médica também conhecida como bicheira. Esse problema surge com a proliferação de larvas que são depositadas por moscas-varejeiras na parte traseira do pé. E apesar do nome, essa doença pode acometer qualquer parte do corpo.
O sistema de condução mais utilizado para o maracujá azedo é o de espaldeira vertical, devendo ser construída com madeira de eucalipto tratado. Os esticadores devem ter 14 a 16 cm de diâmetro e 2,2 a 3 m de comprimento.
A poda de renovação normalmente é drástica, eliminando-se mais de 75% da massa vegetativa existente. Em geral, é feita com corte raso entre 40 e 60 cm abaixo do arame superior, tendo-se o cuidado de não ferir o ramo ou caule principal.
Segundo Bruckner et al. (2001), os estiletes encontram-se em posição vertical, logo que a flor se abre. Mas, logo após eles se curvam até que os estigmas fiquem no mesmo nível das anteras. Assim, curvados, os estigmas podem ser tocados pelos insetos polinizadores e retêm os grãos de pólen.
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
Setembro é um mês incrível para semear! É a época do início da primavera e também um dos momentos com mais possibilidades de hortaliças em época de plantio. Essa informação você encontra aqui e também no verso das embalagens das suas sementes!
No conhecimento popular se diz que os meses ideais são os que não tem a letra “R” são os melhores para o plantio de frutíferas e isto está correto, porque os meses de maio, junho, julho e agosto são meses com temperaturas baixas onde o crescimento das plantas geralmente é lento e também é um período de muita chuva com ...
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Como dissemos, o terreno deve ser de preferencia plano ou com pouca inclinação, além disso, o solo deve ser profundo e bem drenado e com água potável próxima. Outro ponto importante é realizar a limpeza prévia do terreno, remover pedras, raízes, entulhos, entre outros e retirar formigueiros dos arredores.
Preparar o solo O solo ideal deve ter uma boa camada de matéria orgânica, ou seja, dever ser rico em húmus (uma substância escura composta por folhas secas, plantas e animais mortos), seguido de terra solta e argilosa, que permite uma boa drenagem e oxigenação.