EQST

Quais Estruturas Compem O Tronco Enceflico E Suas Funçes?

Quais estruturas compõem o tronco encefálico e suas funções?

O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial. Veja a seguir cada um separadamente.

Quais são as estruturas do tronco encefálico?

Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.

Quais são os elementos Cerebelares?

Internamente, o cerebelo é preenchido pela substância branca, que forma um miolo central, formado por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos das células de Purkinje. Superficialmente, o córtex cerebelar é coberto pela substância cinzenta, formando as fissuras.

Quais as principais características do cerebelo?

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. ... Ele é dividido anatomicamente em dois hemisférios laterais denominados de hemisférios cerebelares e uma região mediana, denominada vérmis.

Que tipo de disfunção é resultado de lesões no Vérmis cerebelar?

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

O que pode causar uma lesão no cerebelo?

Lesões que acometem essa parte do cérebro – ocasionadas por falta de oxigenação, alcoolismo, entre outros – são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação (a precisão e rapidez dos movimentos deixam de ser eficientes), causando diminuição do tônus muscular, mudanças posturais, alteração da marcha, ...

O que é atrofia do cerebelo?

A chamada ataxia cerebelar pode também estar correlacionada com alterações nas vias condutoras para a medula espinhal ou para outras áreas do cérebro. Nas ataxias adquiridas, a perda da coordenação pode ter diferentes causas.

O que faz o cérebro diminuir?

Com o passar dos anos, o tamanho do cérebro diminui. Perdemos neurônios e a produção de hormônios e neurotransmissores se altera. A mudança mais relevante é a perda de muitas conexões entre os neurônios, células de vida longa que não se dividem e, portanto não conseguem se regenerar.

O que é uma atrofia?

Hipotrofia e atrofia fundamenta-se na redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares, resultando em diminuição do volume das células nos órgãos atingidos. É uma forma de resposta adaptativa da célula, que podem ou não ocasionar lesões adaptativas, a novas condições impostas pelo organismo.

Quais são os tipos de atrofia?

Existem basicamente dois tipos de atrofia: a causada por desuso e a neurogênica....O que é a atrofia muscular e quais são os tipos mais comuns?

  • esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • esclerose múltipla;
  • distrofia muscular;
  • síndrome de Guillan-Barret;
  • neuropatias;
  • AVC;
  • uso de corticoides por tempo prolongado;
  • osteoartrite;

Como acontece a atrofia?

Ocorre como consequência da falta de atividade do músculo, como o próprio nome sugere, por desuso do tecido muscular. É o tipo de Atrofia que atinge em grande número as pessoas da terceira idade.

Porque o corpo atrofia?

A causa da atrofia muscular por desuso é a falta de atividade física, ou seja, os músculos não são usados o suficiente. Pessoas que trabalham sentadas, condições médicas que limitam os movimentos ou que reduzem o nível de atividades físicas.

O que causa atrofia celular?

A presença de tumores, cistos e aneurismas podem comprimir vasos, o que leva a uma nutrição deficiente de uma área, ocasionando em sua atrofia.

O que causa atrofia no útero?

A atrofia uterina caracteriza-se como uma consequência da menopausa (seja ela fisiológica, induzida por cirurgia ou medicamentosa). Pode ser acompanhada por mucosas secas, diminuição da libido, incontinência urinária, ganho ponderal, alterações cardiovasculares, depressão e ansiedade.

O que acontece quando o útero diminui de tamanho?

A menopausa é um processo natural do organismo em que é normalmente observado diminuição do volume uterino. Nesse caso, para confirmar que a diminuição do volume é de fato relacionado com a menopausa, o ginecologista indica a realização da dosagem de hormônios, que confirmam o período em que a mulher se encontra.

O que é hipotrofia no útero?

É a redução no volume de uma célula pela perda de alguns de seus componentes estruturais o que consequentemente vai diminuir sua função e o tamanho do órgão como um todo.

O que faz o útero diminuir de tamanho?

Menopausa Após a menopausa é normal que o útero diminua de tamanho, devido à diminuição da estimulação hormonal, característica desta fase. Veja outras alterações que podem ocorrer durante a entrada na menopausa.