A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
Já a ginástica artística surgiu na Grécia Antiga como atividade atlética, e no Egito as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas para entretenimento. ... Como essas atividades envolviam habilidades, a ginástica começou a ser adaptada ao treinamento militar.
A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos da era moderna desde a sua primeira edição, em Atenas (1896). A equipe vencedora da primeira disputa olímpica foi da Alemanha, com o total de nove medalhas, seguida da Grécia e da Suíça.
Na prova de solo, giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos são realizados pelos dois grupos. Eles não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado com 12 metros de lado. Os homens têm 70 segundos para realizar os movimentos. Já as mulheres, têm 90 segundos.
A ginástica artística é um esporte que exige do atleta controle do corpo, força, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e, sobretudo, elegância. Atributos conquistados à base de muito treinamento e disciplina.
Movimentos básicos
- A área de apresentação é de 13m por 13m. - Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos. - Nos Jogos Olímpicos, o torneio individual tem duas fases: classificatória e finais.
A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças.
Existem dois tipos de competição na Ginástica Rítmica: Individual e Conjuntos. ... Os Conjuntos compostos por 5 ginastas executam obrigatoriamente dois exercícios diferentes, um com apenas um tipo de aparelho e outro com 2 tipos de aparelhos (ex: 10 maças; e 3 bolas e 2 fitas), com a duração de 2'15” a 2'30.”
Os principais movimentos são ondas, círculos, lançamentos e capturas, giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo. A bola é feita de borracha ou material sintético, e seu diâmetro é 18-20 cm (7-7.