Nesse sentido, ao planejar, é necessário pensar sobre a organização do tempo, do espaço, dos materiais e sobre o agrupamento das crianças. É importante que se dediquem tempos diferentes para cada experiência, o tempo de uma brincadeira é diferente do tempo dedicado à leitura de uma poesia.
O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.
Ela tem como papel proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, considerando seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para oferecer uma educação de qualidade, o gestor precisa priorizar o plano de aula na educação infantil.
Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina.
2 – A justificativa: o motivo de se trabalhar determinado assunto; 3 – Os objetivos gerais a serem alcançados: o que os alunos irão conseguir atingir com esse trabalho; com o estudo desse tema; ... É importante tê-los em mãos, pois caso os alunos precisem ou apresentem interesse, terá como passar as informações.
Os objetivos descritos no seu plano de aula devem ter as seguintes características: