Os principais sinais e sintomas das reações transfusionais imediatas são: dor torácica, dor no local de infusão, dor no abdome e flancos, hipotensão grave, febre, tremor (que pode ser intenso), prurido, urticária, placas eritematosas, edema de glote, broncoespasmo, choque anafilático, dor nas costas, dispneia, ...
A reação transfusional é, portanto, toda e qualquer intercorrência que ocorra como conseqüência da transfusão sanguínea, durante ou após a sua administração.
O que é sobrecarga volêmica? A sobrecarga volêmica relacionada a transfusão (SVRT) de hemocomponentes difere do ponto de vista fisiopatológico de outras sobrecargas circulatórias causadas por incapacidade do paciente em manipular o volume infundido.
O ato transfusional da hemoterapia possui riscos que vêm sendo reduzidos cada vez mais pela melhora nas técnicas de triagem do material. Mesmo assim, reações febris e alérgicas leves podem ocorrer em alguma parcela dos pacientes que recebem um hemocomponente.
De acordo com o médico, a auto-hemoterapia consiste na retirada do sangue da veia do braço e a reaplicação por via intramuscular. Essa técnica elevaria o número de macrófagos, passando de 5% a 22% em cerca de 8 horas e permanecendo desse modo por cinco dias.
"Por não ser uma prática realizada de forma legal e consiste em injetar sangue no corpo, há risco de contaminação, infecção e lesão nos músculos. É muito perigoso", afirma Langhi. De acordo com o parecer do CFM, não existem estudos que demonstrem sua segurança.
Chamone explica que “a infecção pode ocorrer porque há bactérias na pele e uma parte delas pode entrar na seringa. Quando você injeta o sangue no músculo, forma-se um hematoma, que é uma fonte de cultura de bactérias”.
A hemoterapia é um tipo de tratamento em que uma quantidade pré-determinada de sangue é coletada de uma pessoa e, após processamento e análise, os componentes do sangue podem ser transfundidos para outra pessoa, ajudando no tratamento da doença e melhora da pessoa.
Osnei Okumoto – A auto- hemoterapia (AH) é um recurso terapêutico que consiste na re- tirada de sangue do antebraço e imediata aplicação no múscu- lo. O sangue, em contato com o músculo, provoca uma reação de rejeição do mesmo, estimulando o sistema retículo-endotelial.
Baseando-se na sua singular interpretação da Bíblia, entendem que o uso de transfusões de sangue total ou dos seus componentes primários é proibido pela lei divina.
O tradicional procedimento da hemoterapia exerce a função de ajudar pacientes a se recuperar de doenças graves, de forma mais rápida. Auxilia no tratamento de infecções virais como gripe, resfriado, e até na recomposição das células da pele em situações de queimaduras, eczema, psoríase, entre outras.
A auto-hemoterapia consiste em uma prática terapêutica isoterápica, que é feita extraindo-se sangue venoso de um indivíduo, e sua posterior introdução no músculo do mesmo indivíduo. Esta técnica surgiu na França, no ano de 1911, e teve como criador o médico Francois Ravout, visando tratar a febre tifoide.
O tratamento com ozônio deve ser realizado por um profissional de saúde e nunca por via inalatória. Existem várias formas de realizar a ozonioterapia, aplicando o gás diretamente na pele, caso se pretenda tratar uma ferida, via intravenosa ou intramuscular.
Qualquer profissional da área de saúde pode aplicar a técnica por ser um tratamento alternativo, porém é importante buscar aqueles que tenham sido capacitados para este fim.
Investimento: R$980,00 em 10x ou R$930,00 à vista.
A ozonioterapia na estética é uma aliada no tratamento das tão temidas celulites e das gordurinhas localizadas. Com aplicação de ozônio, ocorre a diminuição do inchaço nas células do tecido adiposo e diminui a inflamação, além de iniciar o processo de angiogênese.
Saiba mais sobre a ozonioterapia retal
O ozônio é um grande agente anti-inflamatório, diminuindo o estresse oxidativo e a inflamação do corpo, ajudando na oxigenação do corpo e também na eliminação das toxinas, acelerando o processo de emagrecimento, é um agente lipogênico também, ou seja, vai destruir as células de gordura.
A ozonioterapia é uma técnica cada vez mais difundida no mundo, e consiste na aplicação da mistura entre os gases oxigênio e ozônio para a diminuição e tratamento de diversos problemas de saúde.