PREPARAÇÃO DA MAMA PARA AMAMENTAÇÃO Tomar banho de sol pela manhã (até às 10h) ou à tarde (após às 16h) por um período de 5 a 10 minutos diários sempre que possível . E deve continuar durante a amamentação, principalmente nos primeiros dias após o parto, para evitar rachaduras e feridas no bico do seio.
Cuidados de enfermagem ao aleitamento materno. Na sala de parto, o cuidado de enfermagem visa contribuir para a ocorrência do contato entre a mãe e o seu filho após o nascimento, o mais precocemente possível, se ambos estiverem em condições físicas e emocionais adequadas.
Instruir a mãe a não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação do pediatra, praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia, encorajar a amamentação sobre livre demanda, não dar bicos artificiais ou chupetas a ...
Para o bebê:
12 dicas para aumentar a produção do leite materno
O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Geralmente, dura de três a cinco dias até ser substituído pelo leite maduro.
Use compressas quentes para ajudar o leite descer: o que ajuda na processo da primeira descida do leite (a famosa apojadura) é o uso de bolsas ou compressas quentes sobre os seios. Faça isso algumas vezes ao dia e complemente com massagem (movimentos circulares com a ponta dos dedos das laterais do seio para o centro).
Por volta da segunda metade da gestação, pode surgir uma secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, o chamado colostro, que persiste até o final da gravidez. O leite propriamente dito só aparece alguns dias após o parto.
A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente. Leia nosso artigo sobre o padrão que o bebê deve seguir em Amamentar seu recém-nascido: o que esperar na primeira semana.
Muitas mães acham que determinados alimentos aumentam o leite materno. Porém, mesmo isso não sendo possível com o consumo de um ou outro alimento específico, uma dieta equilibrada em nutrientes fortalece o corpo para a amamentação....Vitamina C
Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe.
Além disso, alguns chás também podem interferir com a produção do leite materno, reduzindo a sua quantidade. Assim, é importante que a mãe consulte o obstetra ou um fitoterapeuta antes de tomar qualquer tipo de chá durante a amamentação....Chás que diminuem a produção de leite.
Chá de funcho para o bebê
Um alimento demora 4-6 horas a afetar o leite materno após a ingestão de alimentos pela mãe e isso deve ser tido em conta para determinar qual o alimento suspeito. Depois deve ser excluído da dieta materna durante 2-3 semanas.
Ambas são muito confundidas por possuírem um sabor que lembra o anis proveniente do princípio ativo anetol. Gostaria de saber que planta é essa e qual o seu uso. A planta é o funcho (Foeniculum vulgare) de flores amarelas e folhas rendadas, diferente da popular erva-doce (Pimpinella anisum) que apresenta flores brancas ...
A erva doce ajuda a reduzir os gases, o inchaço e melhora a digestão. É também conhecida como funcho e finocchio, sendo uma espécie de herbácea aromática comestível utilizada na culinária, em perfumaria e como aromatizante de bebidas.
O termo erva-doce pode gerar muita confusão, pois chamamos, no mínimo, duas espécies por este nome: Pimpinella anisum e Foeniculum vulgare.
Originária do Mediterrâneo, a erva-doce é uma planta que pode atingir até 2,5 metros de altura, dependendo da cultivar. Por isso, é bom apoiar o caule flexível com uma estaca, para evitar quebras com a incidência de ventos fortes. O comprimento das folhas pode se estender por 40 centímetros.