Por ser plural e por trazer diferenças em seus significados, a cultura cria condições que leva uma sociedade inteira a participar de uma mesma criação coletiva, quer seja através da cultura popular, da erudita, da cultura de massa ou da cultura expressa através dos ritos religiosos, espetáculos artísticos, movimentação ...
A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. Ela é veiculada nos meios de comunicação de massa e é apreciada por ela. ... A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados.
A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. ... No entanto, essa visão pode causar o preconceito cultural e reduzir o valor estético da cultura popular. Não pare agora...
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. ... São considerados como sinônimos de cultura erudita, por exemplo, a música clássica ou as pinturas expostas em galerias de museus de acesso restrito.
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. Ela é oposta, portanto, à cultura popular ou do povo, que é produzida sem instruções acadêmicas ou formalizadas.
A cultura popular é realizada de forma espontânea pelo grupo social que a produz. Geralmente, é transmitida de maneira oral e entre as famílias. ... Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la.
Enfim, para se tonar um erudito, basta ser uma pessoa que sempre tem sede de aprender e dividir seu conhecimento com a sociedade. Então, gostou? Quer ser um erudito, afogue-se nos livros, no mundo acadêmico e seja feliz! Bons estudos!
A arte erudita é facilmente encontrada em grandes museus e galerias, e possuem um valor artístico enorme para críticos e apreciadores da arte. ➢ Monalisa é uma das obras mais famosas do pintor italiano Leonardo da Vinci.
As pinturas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e as esculturas, como a David, de Michelangelo, consideradas grandes obras de arte, são expressivos exemplos de cultura erudita.
Explicação: A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade. ... A arte erudita é encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valor artístico e qualidade estética. A arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo.
Resposta. A principal diferença entre a cultura popular e a cultura erudita é que a primeira se baseia nos costumes e tradições do povo, enquanto que a última está relacionada com um pensamento mais crítico, elaborado e elitizado da sociedade.
O erudito é aquele que se comunica pela forma escrita, se em sua criação, replicação ou leitura; enquanto o popular é aquele cuja comunicação oral é primordial em sua aprendizagem e apresentação – me interessa definir as distinções dessa maneira.
A cultura popular é autêntica por representar a vida, os hábitos e os costumes de uma população. Ela não é reprodução e não é uma tentativa de massificação das pessoas. A cultura popular, ao contrário da cultura de massa, visa atender a simples criação e não a busca dos padrões de venda de um mercado capitalista.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Cultura popular se refere à interação entre pessoas de uma mesma sociedade, essa varia de acordo com as transformações ocorridas no meio social.
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
Ao promover a massificação e a transformação da cultura em mercadoria, a Indústria Cultural fomentou o surgimento da cultura de massa. Junto aos meios de comunicação, ela sustenta a veiculação da cultura de massa, que é direcionada para o consumo pelo máximo de pessoas possível, em todas as esferas sociais.
A Cultura de Massa surge com a ascensão do capitalismo moderno. Assim como a produção de bens de consumo começou a se dar em larga escala, a cultural também passou por este mesmo processo. Diversos pensadores analisaram as implicações deste fenômeno na sociedade.
A cultura de massas não é produzida por quem a consome, o povo, mas sim por aqueles que são donos dos meios de comunicação ou os dominam e produzem uma cultura comerciável, que possa lhes ser lucrativa.
Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.