EQST

Quais As Diferenças Entre Uma Educaço Bancria E A Educaço Dialgica?

Quais as diferenças entre uma educação bancária e a educação dialógica?

Nega a dialogicidade como essência da educação e se faz antidialógica. Inibe a criatividade, domestica, dá ênfase à permanência; Dialogicidade, segundo Paulo Freire, está em permitir aos alunos agir e refletir sobre a ação pedagógica realizada, diferente de um refletir exclusivo da mente do professor.

O que significa ter a solidariedade como princípio ético das práticas pedagógicas de acordo com Paulo Freire?

De acordo com Freire (1996), solidarizar-se é estar com os oprimidos, e considerá-los não como designação abstrata, mas em sua concretude, buscando, junto com os oprimidos, a sua libertação. A compreensão da dimensão da necessidade social é que possibilita aos sujeitos a transformação da realidade objetiva.

O que Freire propõe no lugar da educação bancária?

Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).

O que é perspectiva dialógica?

A perspectiva dialógica adotada está de acordo com o conceito de diálogo de Bakhtin (1992), como sendo o elemento constitutivo da linguagem. Para tanto, faz-se uma revisão bibliográfica de como tem sido tratada a leitura e a escrita em L2 na pesquisa e no ensino.

O que é ser um professor dialógico na convivência com os alunos da EJA?

Para Freire, (1996), ser dialógico implica “tornar-se ético para uma verdadeira dialogicidade”, faz parte da natureza humana e supõe uma escolha política entre as pessoas, que unidas, compartilham de um mesmo sonho, de uma mesma utopia, de interesse comum para que juntas possam construir uma sociedade justa e ...

O que é ética para Marilena Chauí?

Do ponto de vista dos valores, a ética exprime a maneira como a cultura e a sociedade definem para si mesmas o que julgam ser a violência e o crime, o mal e o vício e, como contrapartida, o que consideram ser o bem e a virtude.

O que é um aluno solidário?

O aluno solidário é o aluno que vem para escola, mas pensa na sua vida em sociedade. ... Esse aluno não fica rindo ou fazendo piadinha dos problemas pelos quais passam outras pessoas, mas consegue refletir sobre as soluções para os problemas observados.