As queimadas intencionais ou provocadas pela falta de chuva geram graves consequências. Estima-se que a cada ano o Brasil perde cerca de 15 mil km2 de florestas por causa de queimadas que perderam o controle, transformando-se assim em grandes incêndios.
Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas: Diminuição da biodiversidade. Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar. Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas.
As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens, ocorrendo para diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo, para a agricultura e pecuária. Elas podem ser de dois tipos, natural e humano, causadas pelo próprio meio ambiente ou pelos seres humanos.
Causas das queimadas
Alteração das condições de temperatura e umidade e presença de vapor d'água na atmosfera — chuva; Emissão de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e efeito estufa; Alterações climáticas mundiais; Danos à saúde, como aumento de doenças respiratórias.
O contato com a fumaça também pode causar alergias, pneumonia, insuficiência respiratória e problemas cardiovasculares. De acordo com o estudo de Alves et al, “as partículas das queimadas ao entrarem nos pulmões aumentam a inflamação, o estresse oxidativo e provocam danos genéticos nas células de pulmão humano.
Um risco à saúde De acordo com especialistas, a fumaça proveniente das queimadas pode afetar muito à saúde das pessoas, agravando doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – em alguns casos, ela pode até mesmo provocá-las em indivíduos sadios.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem. ... Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo.
a) Além da falta de visibilidade, as queimadas são extremamente prejudiciais para a região. Entre suas consequências, há a degradação do solo queimado, a morte de animais, possível risco do incêndio espalhar-se de forma indesejada, e problemas de saúde, principalmente respiratórios, em crianças e idosos.
O maior impacto das queimadas é a perda da biodiversidade. Tendo em vista que a região é riquíssima em fauna e flora. Os danos são causados pelo fogo e pelos impactos por ele causados e, atingem a vegetação, os animais, a população exposta e a economia.
Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.
Veja quais são elas:
As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. Espécies de animais e vegetais podem entrar para a lista de ameaças à extinção.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Resposta. – Destruição da biodiversidade;– Genocídio e etnocídio das nações indígenas;– Erosão e empobrecimento dos solos;– Enchente e assoreamento dos rios;– Diminuição dos índices pluviométricos;– Elevação das temperaturas;– Desertificação;– Proliferação de pragas e doenças.
Resposta. Resposta: diversas alguns exemplos são: queimadas, poluição, tráfico de animais,derrubada para construções, etc.
Resposta. Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas.
Quais são as consequências do desmatamento na Amazônia?
Cite os principais impactos ambientais provocados pelo desmatamento, sobretudo nas florestas tropicais
Os principais problemas ambientais no Brasil são: a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.