Características do ciclo estral O ciclo estral canino consiste em sucessivas fases recorrentes, que variam de quatro a cinco, dependendo dos autores (proestro, estro, metaestro/diestro e anestro).
Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.
A cadela é uma fêmea monoéstrica, isto é, exibe apenas um ciclo éstrico por época reprodutiva. O número anual de épocas reprodutivas depende sobretudo do genótipo (raça), variando entre 1 a 3 (em média 2).
Na maioria das espécies o folículo ovulatório se torna flácido várias horas antes da ovulação, o que resulta em uma liberação lenta do líquido folicular após a ruptura do folículo. A onda ovulatória de LH também aumenta a síntese folicular de Prostaglandina, especialmente a PGE2 , que vai provocar a ovulação.
O processo de ovulação na mulher é uma das fases do ciclo menstrual. é a etapa em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas para seguir rumo ao útero e ser fecundado. Nessa etapa há a liberação de dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH e o LH.
A fertilização ocorre nas tubas uterinas e, após a fertilização, os embriões passam pelo período de divisão celular e os ovos fertilizados levam de 3 a 14 dias em migração transcornual na cadela, e de seis a oito dias na gata, para chegarem ao útero.
Não tem como saber se a cachorra está grávida (prenhe) seguindo essa mesma linha, já que os sintomas são diferentes e incluem:
Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.
“Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.
Como saber se a cadela não está mais no cio?
A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.