As pessoas costumam pensar que suas casas são locais isolados da natureza e nela só devem entrar os animais convidados, ou seja, os pets. Contudo, vários tipos de insetos, aracnídeos e até répteis podem aparecer em sua residência, mas isso não significa que eles são ameaças.
A aranha armadeira (Phoneutria sp.) é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul.
Apesar de possuir veneno, este não apresenta complicações ao homem. Porém, a picada é bastante dolorosa. Geralmente, os acidentes estão relacionados com os pelos urticantes das caranguejeiras. Em contato com a pele podem ocasionar irritação, ardor e sensação de queimadura.
O nome do gênero, da aranha-armadeira é Phoneutria, uma palavra de origem grega que significa “assassina”. Só aí, já deu para perceber o grau de sua periculosidade.
INSETICIDA LAMBDA MIX DIPIL - 25G APRESENTAÇÃO 1 sachê de 25g INDICAÇÃO DE USO O produto LAMBDA MIX 10 PM é indicado no controle de baratas, moscas, mosquitos da dengue (larvas e adultos), escorpião, aranhas, carrapatos e formigas urbanas.
Talvez seja uma doméstica comum que mais ofereça preocupação. No entanto, a mais famosa das aranhas, as viúvas-negras são, na verdade, muito menos mortíferas do que sua reputação sugere. Estes aracnídeos são um preto brilhante com uma laranja brilhante para marcação de ampulheta vermelho no abdômen. Um anti-veneno eficaz para a mordida de uma viúva negra foi desenvolvido em 1956. Desde então, tornou-se cada vez mais raro uma pessoa morrer de “beijo” da viúva, desde que o tratamento seja procurado rapidamente.
Tegenaria atrica se assemelha a anterior, mas é de cor mais escura e vive em lugares úmidos, incluindo banheiros ou adegas, mas também pode ser encontrado em outros lugares da casa. É inofensivo: temeroso e não agressivo, também tem cheliques muito pequenos para morder o homem. Ela constrói uma toalha de mesa que tem um funil aberto em um dos cantos. Ela deixa sua teia apenas para caçar (ou, para machos, encontrar uma fêmea para acasalar).
A picada da aranha-marrom provoca inflamação no local da picada, seguida de obstrução dos vasos sanguíneos e necrose da área lesada. Além de reações como mal-estar e náusea. Em casos mais graves podem advir complicações renais. Por isso, é necessário pronto atendimento médico e tratamento adequado.
Salticus scenicus é uma aranha inofensiva muito facilmente identificável graças às estrias negras, brancas e bege que transportam todo o seu corpo, incluindo as pernas. Ela gosta de lugares ensolarados; nós também podemos encontrá-la nas casas. Esta aranha não tecerá teia: ajudada por sua excelente visão a 2 metros e 360°, caça lentamente aproximando-se de sua presa, antes de saltar no momento do ataque.
Um outro nome pelo qual esta aranha é conhecida é aranha-papa-moscas, devido ao seu acentuado paladar alimentar por insetos, e pelo modo que ela os caça. Elas saem a procura deles e salta para pegá-los. Por isso, diferentemente de outras aranhas, elas não fazem teias.
Mesmo as aranhas inofensivas, cujas toxinas não fazem mal a humanos, podem apresentar uma picada dolorida. Por isso, é sempre bom mantê-las afastadas e evitar encontros acidentais com elas:
No serviço de dedetização de aranhas costuma-se utilizar um tipo de método de controle, a pulverização, que tende a ser mais produtiva nos resultados. A técnica de pulverização consiste na aplicação do produto líquido em locais de possível presença das aranhas como frestas no chão, paredes e entulhos.
Elas giram teias lindamente ornamentadas e têm grandes abdomens redondos. Seus corpos têm padrões de cores interessantes e vívidas e olhos fixados em duas fileiras de quatro. Não-agressiva e sem ameaça para os seres humanos, essas podem ser um grande benefício no quintal ou jardim. Quando eles entram, no entanto, eles podem ser um incômodo e sua embreagem contém várias centenas de filhotes quando eclodem na primavera.
De acordo com Rogério, as espécies consideradas perigosas – que existem no Brasil – estão incluídas em três grupos: as aranhas-armadeiras (Phoneutria), as aranhas-marrons (Loxosceles) e as viúvas-negras (Latrodectus). As primeiras são encontradas em áreas de vegetação, podendo, eventualmente, entrar nas casas, são grandes, com coloração marrom e não constroem teias.
Se você é um daquelas pessoas que tem medo de aranhas, ou apenas se você não suporta a presença de aranhas em sua casa, aqui estão duas boas razões para tolerar estas aranhas clandestinas:
As aranhas, apesar de temerosas, são importantes para a biodiversidade. Através da participação delas nos ciclos da natureza, elas mantêm o equilíbrio biológico evitando a superpopulação de insetos, alguns inclusive causadores de doenças.
Uma forma ecológica de lidar com a aranha é chamar um especialista ou órgão competente que saiba como fazer isso e que tenha os aparatos necessários para tal, a fim de transferi-la de volta à natureza.
Outras aranhas brasileiras comuns e que não apresentam perigo grave são: as tarântulas e caranguejeiras amazônicas (consideradas as maiores aranhas do mundo atingindo mais de 20cm), as aranhas-pernudas, a aranha da teia dourada do gênero Nephila (comum no litoral e regiões arborizadas de cidades), as aranhas papa- ...
Esta pequena aranha (4 a 7 mm) é reconhecível pelos dois pontos presentes em seu abdômen. Suas pernas são bem curtas em comparação com o tamanho do abdômen que parece um grão de café. Totalmente inofensivo para o homem, steatoda bipunctata é, no entanto, graças à sua teia eficaz, um formidável predador, apesar do seu pequeno tamanho.