Saúde - O peso da cabeça do bebê sobre o pescoço e a coluna vertebral pode cria uma pressão desnecessária e comprometer o desenvolvimento saudável da criança. A longo prazo, isso pode comprometer a postura, coordenação motora, flexibilidade e formação do corpo.
Colocar uma das mãos apoiada na sola do pé do bebê, quando ele já estiver de barriga para baixo: Isso fará com que ele naturalmente, ao se esticar, faça força contra as mãos e engatinhe. Engatinhar ao lado do bebê: ao observar como se faz, o bebê tende a querer imitar o movimento, facilitando seu aprendizado.
Já aos 7 meses, eles provavelmente conseguirão se sentar sozinhos, sem apoio, por alguns segundos. Aos 8 ou 9 meses, eles geralmente conseguirão se sentar sozinhos e ficar nessa posição por algum tempo.
Mas será por volta dos 8 meses que ele conseguirá sentar sem apoio algum, sem balançar e cair por falta de equilíbrio como é tão comum no começo. Ajuda-lo através de atividades e brincadeiras para fortalecer os músculos também é uma boa, e você pode começar a fazer isso a partir dos 4 meses de vida.
Aos nove meses, a maioria das crianças já é capaz de se sentar sozinha, sem necessitar de apoio algum. Nesta fase, é provável que não ficará em uma posição só. Pode alternar da posição deitada para sentada, e da sentada para de cócoras.
Aos 8 meses, o bebê não gosta de ficar quieto e já é capaz de manipular brinquedos com relativa facilidade, transferindo objetos de mão para mão, batendo blocos uns nos outros, arremessando uma bola ou encaixando uma série de copos de tamanhos diferentes uns nos outros.
O que fazer na hora de dormir
Número de horas de sono do bebê
Especial Funcionou Comigo: Como fazer seu filho dormir a noite toda
A shantala é uma massagem calmante para bebê dormir e que oferece muitos outros benefícios para a saúde do massageado, além de melhorar significativamente o relacionamento entre mãe e filho.
Quando a pressão do sono aumenta nos bebês ocorre a pressão homeostática, deixando o bebê chatinho, choroso. O bebê está exausto, mas não dorme. Esse efeito se dá, porque a falta de sono acarreta a liberação do hormônio cortisol, relacionado ao estresse.
Se o seu filho não dorme bem, pode ser que esteja na hora de criar um ritual de sono. Assim como muitos adultos gostam de beber um chá ou fazer uma leitura leve antes de dormir, para o bebê também pode ajudar. O mais famoso deles é combinar o banho seguido de amamentação e ser colocado para dormir.
Muitos pais se surpreendem com o quanto os bebês se contorcem e gemem enquanto dormem ou choram. Em sua maioria, cuidadores assustados, acabam atribuindo esse comportamentos à cólica, gases, dores, ou até mesmo à imaturidade do sistema digestivo do bebê.
Na primeira noite, atrase a hora de dormir e coloque seu filho na cama 30 minutos depois do habitual. Se ele demorar muito para pegar no sono, na noite seguinte atrase a hora de dormir por mais 30 minutos. Faça isso até encontrar um horário em que ele durma sem problemas.
O que fazer
Se você já acorda cansado, pode ser que tenha um sono de má qualidade. Em alguns momentos, um psicólogo pode ajudar no tratamento de ansiedades e estresse, problemas que causam a dificuldade para dormir. Se esse é o seu caso, marque uma consulta com um profissional bem perto de você.
Desde pequeno, o bebê deve se habituar às rotinas. Isso contribuirá, inclusive, para que eles entendam a hora de dormir e consigam pegar no sono naquele momento. Se cada dia houver um horário diferente para dormir, com certeza, a criança terá mais dificuldade para pegar no sono e poderá até mesmo ficar agitada.
É natural que durante o sono os mais pequenos se agitem, mexam, gemam, façam barulhinhos… desde que não seja nada de diferente do usual, não se preocupe em demasia e resista à tentação de ir constantemente “ajeitar” o seu bebé. Ele está, simplesmente, a dormir e mesmo que não pareça uma pedra, ele está a descansar.
“Se a pessoa se mexe muito, provavelmente não está tendo um sono restaurador. Quando o paciente acorda cansado, isso deve ser investigado. A dica é: respeitando as horas que seu corpo sente necessidade de dormir, devemos acordar dispostos. Caso isso não esteja acontecendo, procure ajuda”, recomenda a médica.