3- Facilita o convívio social dos tutores Ter um doguinho em casa é sinal de passeios. Neste momento, os benefícios surgem para ambos os envolvidos. Os cães aumentam a capacidade de sociabilidade de seus tutores. É comum que pessoas se aproximem para iniciar conversas durante o tempo reservado ao passeio.
Os motivos são os mais variados possíveis: mudança de casa ou cidade/país, viagem, alergias, falta de tempo, separação, o filho que vai nascer… Enfim, vários animais, de raça ou não, que sofrem muito com a separação. Quem nos acompanha sabe que, naturalmente, amamos os animais.
Eles animam o ambiente, melhoram a saúde e desenvolvimento intelectual das crianças, por isso, podem ajudar muito em seu desenvolvimento, independente da idade.
De acordo com a Dra. Larissa, alguns especialistas dizem que o melhor momento para adotar um cachorro é quando as crianças já desenvolveram maturidade e, principalmente, coordenação motora para interagir com eles, o que começa a acontecer por volta dos 4 anos de idade.
Embora não seja irreversível, a maneira como você apresenta o cachorro e bebê tem grande impacto na maneira como eles irão se relacionar. Então, depois que o bebê tenha tomado as primeiras vacinas, aguarde o aval do pediatra antes de estabelecer esse contato.
Porém, atualmente, acredita-se que a melhor idade para se estabelecer uma relação dono-cão é a partir dos três meses.
Veterinários comportamentalistas de todo mundo NÃO RECOMENDAM separar os filhotes de cães e gatos das suas respectivas mães antes de 60 DIAS DE VIDA. Animais que são separados muito cedo de suas famílias não têm a oportunidade de socializar adequadamente, nem de aprender a serem cães / gatos equilibrados.
Por isso, quando o cãozinho fizer um mês, ofereça somente ração para filhote úmida. No segundo mês, troque por ração semiúmida. Só após o terceiro mês de vida é indicado introduzir ração seca ao amigo peludo. Pois ele vai estar mais desenvolvido e com os dentes fortes.
Sim, pode dar banho em filhote de cachorro que não esteja vacinado. Uma vez que em casa o peludo não entrará em contato com outros animais, ele não necessariamente precisa estar vacinado para ser lavado. No entanto, a especialista recomenda que, se possível, o tutor aguarde até poder dar banho com um profissional.
Também conhecidas como vacinas múltiplas ou polivalentes, V8 e V10 são vacinas fundamentais e que correspondem à primeira vacina do cachorro, aumentando a resistência deles a algumas das principais doenças virais e bacterianas.