O habito de morder os labios está relacionado a ansiedade e stress. A longo prazo, as lesoes se tornam cronificadas, o que se torna um fator conhecido para cancer de labio ( carcinoma epidermoide ) , que pode evoluir mal inclusive com disseminação do cancer para outros orgaos . Os labios passam a ter uma placa esbranquiçada que se solta facilmente durante o ato de escovar os dentes. Isso e chama leucoplasia, e ja é uma condição pré maligna. Cuidado com isso, pode acontecer na bochecha por dentro tambem ( cancer de cavidade oral ). Se for exposto ao sol cronicamente ou fumante , pior ainda.
Eu tenho mania de morder as bochechas até sangrar, eu acho q é ansiedade, n consigo controlar, eu fui no dentista pra ver e ele disse q n tinha o q fazer, antes eu comia unha e consegui parar, depois passei a morder as bochechas… quando percebo já mordi…preciso de um help… usar alguma placa q me impeça de morder, ou q me lembre de n morder…n aguento mais…
Eu mordo os lábios toda vez q estou com vergonha,ansiosa ou preocupada,tenho a mania de roer os lados ao redor da unha e tb morder a bochecha,isso me incomoda muito pq eu n gosto do gosto do sangue…
Oi Vitória. Bom, não sou da área médica, então não posso avaliar seu problema. O que aconselho é procurar um profissional dentista primeiro para que ele possa fazer uma avaliação do grau da sua lesão e indicar o melhor tratamento. Beijos!
Tenho 27 anos e desde de sempre mordo meus lábios. Já fui ao meu dentista e tenho bruxismo. Lembro-me que parei de morder os lábios quando usei aparelho ortodôntico por 5 anos. Terminei o tratamento e voltei a morder meus lábios. Hoje não tenho mais o aparelho pro bruxismo e meu dentista orçou um pra mim que custa R$280,00 rs mas como a grana ta curta pra todo mundo ainda não consegui comprar Rs. Mrdo tanto meus lábios que chegam a sangrar.
Oi Renata! Olha, o que tem me ajudado é justamente aquela plaquinha de silicone que meu dentista sugeriu. Converse com o seu e comece a usar também. Você vai ver como vai melhorar. Beijos!
Quando o hábito de morder os lábios se torna um distúrbio nervoso, é chamado de “Dermatofagia”. Geralmente está associado a “pessoas com um temperamento bastante nervoso e/ou ansioso; também está relacionado a estados ou momentos de tensão e estresse. Além disso, possui características dos transtornos obsessivo-compulsivos do espectro e controle de impulsos.”
Em casos extremos, pode gerar miomas orais, ou seja, cicatrizes causadas por irritação persistente na boca ou “mucoceles”, que são cistos de retenção causados por morder ou sugar os lábios. As pessoas também podem morder os dedos compulsivamente, gerando lesões significativas.
Espero que na cidade que vcs moram tenham algum profissional capacitado, pois no local que estou morando agora não tem nenhum e estou desesperada procurando por outras opções.
Eu tenho isso mas eu não me machuco tipo eu já tentei mas eu tinha percebido q acumulava muita (vamos dizer pele) no meu lábio e tive q morder para tirar aquele excesso … já me machuquei mas parece q meu lábio se adaptou e não tah mais sangrando nem machucando…
É um hábito chamado “Morsicatio Buccarum”, é o termo científico empregado para a mastigação crônica da bochecha. A apresentação clínica normalmente é suficiente para um diagnóstico definitivo e a biópsia raramente é realizada. Não é necessário tratamento e em alguns casos pode ser indicada placa acrílica.
Dica: se os seus lábios começarem a coçar ou queimar depois que você passar um hidratante, é provável que ele contenha algum ingrediente irritante. Pare de usar o produto o quanto antes para não piorar a situação.
EU MORDO MINHAS BOCHECHAS TODA POR DENTTRO.. FICO ATE CUSPINDO SANGUE.. AS VZS TENTO PARAR, MAS NAO CONSIGO, JA FIZ ATE TRATAMENTO PSICOLOGICO E HIPNOSE PARA VER SE CONSIGO., E NADDA
Dica: certos remédios e suplementos nutricionais trincam os lábios, como lítio e vitamina A. Se você estiver tomando ou usando qualquer coisa do tipo, converse com o dermatologista. Ele vai dizer o que está causando o problema de fato.
Tb… fico puxando a pele da língua… As vezes puxo com a unha… dói… depois coloco sal, listerine… e depois volto a morder. No outro dia nao consigo comer direito
Oi Natasha, tudo bem? Então, se você der uma olhadinha nos comentários, eu sempre indico uma plaquinha de silicone que tem me ajudado bastante. Converse com seu dentista. Não precisa tomar remédios, isso é um hábito, não uma doença. Beijos!
Variação: o profissional poderá recomendar um tipo distinto de TCC, como terapia dialética comportamental (TDC), a terapia de reversão de hábitos e também a terapia de aceitação e compromisso (ACT). O caminho certo para combater a condição dependerá de suas necessidades e do diagnóstico exato do especialista.
Tenho 12 anos e já faz algum tempo que mordo os lábios, mas tem uma diferença, eu não paro e nunca sangrou…. Quando dói, eu dou uma pausa e e depois continuo… Me dá um conselho? Se eu fizer isso na frente da pessoa que eu gosto, ela me acha estranho? (Eu sei que essa pergunta é fora de assunto, mas pf)
Morder as bochechas pode ser consequência de mastigação errada ou excesso de gordura na região. Segundo Julia, morder as bochechas com frequência pode ser um sinal de problemas com a mastigação.
Ficar mordiscando os lábios faz com que eles se tornem quebradiços, enquanto a parte interna da bochecha pode ficar toda machucada, ou seja, é algo que será muito incômodo. Na maioria dos casos, essa é uma forma de lidar com o estresse ou a ansiedade, mas também pode ser apenas um costume ruim. Por fim, há indivíduos que fazem isso de maneira acidental, devido a problemas dentários. É difícil se desfazer desse “vício”, mas a possibilidade sempre existe.
tenho esse mal hábito desde criança,hj estou cm 28 anos e ñ consigo parar isso me incomoda muito já nem lembro como é sentir minhas bochechas sem lesões sei que preciso de ajuda mas nunca tive iniciativa de buscar.
Oi Christian! Sim, as feridas somem se você parar de morder, fica tudo lisinho novamente. Quando for escovar os dentes, passe a escova por dentro das bochechas e dos lábios também para remover esta pele morta. Beijos e obrigada pela visita no blog!
Morder a bochecha, lábios ou língua toda hora pode ser sinal de problemas com a mastigação. Morder de vez em quando não é problema, mas se está recorrente precisa investigar. Tem pessoas que mordem tanto as bochechas que criam um “calo”, como se fosse uma linha branca na bochecha.
Dica: mascar chiclete também evita as mordidas acidentais, em especial se a boca já estiver lesionada. Masque no lado oposto de onde se feriu para não se machucar ainda mais.
Muito gente nem sabe o real motivo desse hábito, mas, de acordo com dentistas e especialistas, ele pode estar relacionado à excesso de gordura na região e a mastigação errada. Nesses casos, os prejuízos a sua saúde bucal podem variar desde sangramentos ao surgimento de aftas e feridas.
“Para se ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Elas minimizam a dor, mas retardam o processo de cicatrização”, conta. Mas lembre-se sempre de consultar um profissional primeiro, pois a automedicação pode acabar piorando o problema ao invés de melhorar.
4. Beijo pressão. O beijo é mais forte com um dos lábios pressionando o outro e ao final morde a parte inferior com força (não muita, hein!). É recomendado para um primeiro beijo ou último, pois a sensação permanece por um tempo.
A ciência e o beijo Também se investiga como o beijo interfere no cérebro e proporciona bem-estar. Um estudo da neurocientista Wendy Hill, do Lafayette College, nos Estados Unidos, constata que o encontro bucal aumenta a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe.
Nos seres humanos o beijo é uma forma de se sentir mais próximo do parceiro e avaliar se ele é um reprodutor em potencial, um recurso essencial antes de desencadear um ato sexual. Mas um estudo recente mostrou que tal comportamento pode ser explicado melhor ao ponto de vista evolutivo.
A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa.
A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é causada por fungos e pode ser transmitida pelo contato direto, como o beijo. Se houver pequenas feridas na boca, há, ainda, o risco de transmissão de sífilis, uma doença sexualmente transmissível. Mas isso é bem mais raro.
Conhecida popularmente como doença do beijo, a Mononucleose infecciosa, é causada pelo vírus Epstein-Barr. De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Marco Aurélio, geralmente as pessoas se contaminam a partir da fase da adolescência.