É super normal que o grãos de kefir fermentem mais lentamente, é como se eles ficassem com preguiça e fermentassem mais devagar. ... Sempre que trocamos o leite do kefir, ele demora um pouco para se adaptar, então será normal que dentro de 15 dias ele ainda esteja meio ralo.
Essa ideia tem origem na necessidade visual, física ou cultural de 'limpar' os Grãos com Água, como se tivessem estragados ao aparentar estar pegajosos, viscosos, gosmentos, gelatinosos, grudentos, com baba, babentos.
Rosa, preto, escuro e outras colorações significam que o kefir está estragado. Se apenas alguns grãos estão assim você pode separá-los, lavar o restante e tentar recuperá-los com uma nova fermentação. Caso toda a colônia esteja em outra cor, significa que o kefir morreu.
Diminua o tempo de fermentação Se o kefir que você está produzindo estiver muito ácido para o seu paladar, experimente reduzir o tempo de fermentação. O tempo mínimo de atuação para obter o líquido é de 8 horas. Caso você esteja acostumado deixar por 48 horas, tente coar após 24 horas.
Depois de livre dos resíduos adicione os grãos, agora descongelados em 150 ML de Água e 1 Colher de Sopa Rasa de Açúcar mascavo, deixe por 6 horas, coe e descarte. Repita o Processo entre 3 e 6 vezes ( Isso dependerá de quanto tempo os grãos permaneceram congelados ) Observe a reação dos Grãos na Água.
DESCONGELANDO / REATIVANDO SEUS GRÃOS DE KEFIR DE ÁGUA CONGELADOS
As sugestões de fortalecimento dos Grãos de Kefir de Água durante a fermentação regular incluem: casca de ovo triturada, uva passa, frutas secas, limão, ameixa, figo, gengibre, suco de uva, bicarbonato de sódio, entre outros.
PREPARANDO A ÁGUA DE AÇÚCAR PARA CULTIVAR O KEFIR
O líquido deve ser ingerido preferencialmente em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou ao deitar, após 60-90 minutos da última refeição. Pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado, mas não deixe na geladeira por mais que um dia, e não misture a sucos de frutas, em função acidez.
O kefir é uma bebida que melhora a flora intestinal, auxilia a imunidade e melhora o trânsito intestinal, isso porque é constituído por bactérias e leveduras probióticas, ou seja, que promovem a saúde geral do organismo.
O consumo regular do kefir tem a capacidade de reduzir problemas intestinais, uma vez que as bactérias boas melhoram a digestão e aceleram o trânsito intestinal. A bebida oferece ainda uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e os peptídeos, que contribuem para a saúde.