Portanto, o ciclo do fósforo, pode ser dividido em duas escalas temporais: uma de curta duração, dependente das relações ecológicas entre os seres vivos; e outra de longa duração envolvendo os aspectos abióticos do ambiente.
O fósforo é um elemento químico importante para o organismo humano, estando presente, por exemplo, na composição dos fosfolipídios, que são parte essencial da formação das membranas, na molécula de ATP (adenina trifosfatada) e nos ácidos nucleicos. Para as plantas, o fósforo é um nutriente que auxilia no crescimento.
Altos níveis de fósforo podem levar à doença óssea, que provoca dores, enfraquecimento e quebra dos ossos, coceiras em todo o corpo e calcificação (endurecimento) dos tecidos moles, como vasos sangüíneos, coração e pulmões, aumentando o risco de morte.
Tratamento e prevenção da hiperfosfatémia O fósforo é proveniente dos alimentos e os alimentos com alto teor de proteína são naturalmente ricos neste mineral. Assim, em pessoas com DRC em fase não dialítica, deve ser prescrito um regime alimentar com restrição proteica.
Como controlar o fósforo? O paciente que já não consegue eliminar o fósforo corretamente pela urina, deve então, diminuir o consumo deste através de uma dieta pobre em fósforo. Deve-se evitar alimentos ricos em fósforo, que são: Leite e seus derivados, incluindo sorvetes e iogurtes.
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios. O fósforo também é utilizado como aditivo alimentar na forma de sais de fosfato que se encontram em bebidas gaseificadas e enlatados, por exemplo.
Tabela de Alimentos
Fosfatagem é a técnica de correção de fósforo do solo com aplicação via fertilizantes minerais, sendo os mesmos incorporados ou não no perfil do solo. Essa é uma prática que tem como objetivo a elevação da disponibilidade de fósforo do solo para níveis adequados.
Por exemplo, um solo com teor de argila menor que 15%, é necessário 5 kg de P2O5 para elevar 1 mg/dm3 de fósforo, se utilizado o extrator Mehlich 1. Já se for utilizado o extrator Resina para o mesmo solo, é necessário a utilização de 6 kg de P2O5 para elevar 1 mg/dm3 de fósforo.
Por se tratar de um elemento imóvel no solo, é necessário que a adubação fosfatada seja realizada o mais próximo possível das raízes para possibilitar maior absorção do nutriente, logo, recomenda-se a adubação em profundidade (sistema radicular), no processo de semeadura, e não a lanço como possível de ser realizada ...
A dinâmica do fósforo no solo está associada a fatores ambientais que controlam a atividade dos microrganismos, os quais imobilizam ou liberam os íons ortofosfato, e às propriedades físico-químicas e mineralógicas do solo.
A descoloração avermelhada geralmente é visível apenas no estágio juvenil. Deficiência de fósforo Adubação insuficiente, fixação no solo, falta de água ou de matéria orgânica. Alguns híbridos de milho apresentam folhas avermelhadas nos estágios mais jovens de desenvolvimento, mesmo com o fornecimento suficiente de P.
Quantidades de superfosfato simples em pó a serem aplicadas em esterco animal. O superfosfato em pó deve ser espalhado de modo a cobrir toda a camada de esterco. A aplicação deve ser feita o mais breve possível para que as perdas de amônia sejam mínimas.
Dessa maneira, a disponibilização de P deve ser feita em solos com o pH em torno de 5,5 a 6,5. Assim, para suprir a quantidade de fósforo nas plantas, é recomendável a aplicação na semeadura e/ou plantio. É preciso posicionar essa adubação ao lado da semente ou abaixo da mesma, chamada também de aplicação de arranque.
O superfosfato simples é um fertilizante mineral resultado da decomposição de rochas fosfatadas em ácido sulfúrico, é composto em média por 18% de pentóxido de fósforo P2O5 , 16% de Cálcio (Ca) e 8% de Enxofre (S).
Superfosfato simples (SPS): composto por 18% a 21% de P, além de 16% de Ca e de 10% a 12% de enxofre (S). É o fertilizante fosfatado que apresenta a maior amplitude de oferta e tem como diferencial a presença de enxofre na forma de sulfato de cálcio.
As principais fontes minerais de fósforo são o fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5), superfosfato simples ou super simples (16 a 18% de P2O5 e 18 a 20% de Ca - Cálcio), superfosfato triplo ou super triplo (41% de P2O5 e 7 a 12% de Ca) e ...
O superfosfato simples granulado é um adubo mineral com concentração de 17% a 21% de P2O5 (fósforo), além de aproximadamente 11% de Enxofre (S) e 18% de Cálcio (Ca). É um fertilizante em formato de grânulos e com coloração acinzentada. Usados como elemento simples ou para compor misturas NPK.
O Super Simples é um programa que foi criado em 2007 pelo governo, com o propósito de facilitar o recolhimento de tributos nas microempresas e empresas de pequeno porte. A partir do seu surgimento, essas empresas passaram a optar pelo chamado Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições.