Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...
Um sintoma que costuma confundir é a falta de concentração. A pessoa estressada percebe a súbita dificuldade de focar-se em tarefas que antes eram de simples execução. No trabalho, por exemplo, comete erros bobos.
Gastrite, constipação e diarreia também podem ser originadas pelo estresse em excesso. Ou seja, pessoas estressadas possuem maiores chances de desenvolver síndrome do intestino irritável ou doenças inflamatórias, e a falta de tratamento pode agravar essas condições e torná-las difíceis de tratar.
Sensação de tristeza constante, falta de vontade de realizar as atividades, pouco apetite e fraqueza são alguns dos sintomas. Quem vive estressado e tem crises constantes pode não se dar o devido valor, assumindo pensamentos de que não é capaz e, por fim, desenvolver um quadro depressivo.
Gostou do post? Então assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e novidades!
São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais. Qualquer que seja a natureza da agressão é comum o paciente sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza após a explosão.
É muito comum que as pessoas no geral não façam a mínima ideia da quantidade de estresse acumulada dentro delas. É só quando são levadas ao hospital às pressas ou quando estouram com pessoas queridas ou tropeçam em pensamentos nada agradáveis que se dão conta de que algo está muito errado.
Pessoas estressadas geralmente descontam o mal-estar em algo que consideram prazeroso, e, para muitos, é a comida. Como o prazer instantâneo que o ato de comer um lanche ou uma refeição deliciosa traz conforto, a tendência é comer mais e mais para aliviar a tensão. Comer, então, ganha um peso emocional.
Após episódios altamente estressantes, bolinhas vermelhas costumam a aparecer em partes diferentes do corpo. Elas, na real, são sintomas da alergia nervosa (ou urticária nervosa), um tipo de dermatite associado ao estado emocional. Ademais, inchaço, coceira intensa e ardência também são sintomas comuns.
A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática. A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior.
Essa pressão excessiva pode interferir na produtividade e no desempenho no trabalho, gerando mais estresse, podendo afetar a vida pessoal e o relacionamento familiar e com amigos, além da saúde física e mental.
Busque tranquilidade através de atividades e hobbies de seu interesse, pare de negligenciar relacionamentos, foque no seu próprio bem-estar e procure ajuda profissional para lidar com os problemas que lhe afligem. A psicoterapia é o caminho para encontrar a felicidade no cotidiano. Marque uma consulta com um psicólogo para conhecer os benefícios da terapia.
Tag em inglês (a maioria das palavras na linguagem da internet são originadas do inglês) significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que usamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos auxiliar na identificação dos objetos.
A Vittude é referência em Psicologia Online no Brasil, tendo sido pioneira nos estudos e debates junto aos conselhos de classe. Nossa equipe atuou no desenvolvimento de Consultório Virtual exclusivo para atendimentos de saúde. E por que isso é importante? Por conta do sigilo e privacidade exigidos neste tipo de atendimento. Fazer terapia através de plataformas abertas como Skype, Whatsapp, Facetime entre outras não assegura totalmente a segurança das informações trocadas durante a sessão. O Consultório Virtual Vittude foi desenvolvido com o que há de mais moderno na Telemedicina Mundial, atende a protocolos internacionais de segurança como HIPAA e HITECH
O que fazer: tentar manter uma rotina com atividades que eram feitas antes da grande mudança, como fazer uma atividade física habitual ou encontrar com amigos uma vez por semana, por exemplo, ajudam o cérebro a ter um ponto de referência e entender que algumas coisas ainda são as mesmas na vida, ajudando a aliviar o estresse.
A crise em si dura alguns minutos ou até horas, que são os momentos de pico da ansiedade. Mas alguns sintomas podem permanecer por dias. Crises recorrentes podem ser o desenvolvimento de um Transtorno de Ansiedade.
Alguns remédios naturais também podem ajudar a evitar o estresse e a diminuir a sensação de ansiedade, como o chá de camomila ou chá de valeriana, por exemplo, por terem propriedades calmantes ou relaxantes. Veja todas as opções de remédios naturais para evitar o estresse.
Os problemas familiares são uma grande causa de estresse que pode ocorrer por falta de uma boa comunicação, doenças como câncer ou demência, uso abusivo de álcool ou drogas, competição entre parentes, discussões ou até mesmo violência doméstica, por exemplo.
A falta de concentração afeta também o seu humor já que erros evitáveis se tornam corriqueiros, deixando-a irritada. Essa condição leva à frustração e abala a autoconfiança. Logo, você percebe que algo está errado e começa a cogitar se tem Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou algo parecido.
Dessa forma, o resultado é o esgotamento. Subitamente, não temos mais disposição nem interesse em completar a listinha de tarefas, além de exalarmos um mau humor constante.
Uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR) mostrou que o Brasil é o segundo país com maior índice de pessoas com Síndrome de Burnout, ou seja, esgotamento profissional, físico e emocional.
Viver estressada está se tornando cada vez mais comum. A dinâmica do trabalho, da vida familiar e até da vida pessoal mudou consideravelmente nos últimos anos.