A função da fonte é transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua (AC) já nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ela serve também como uma última linha de defesa contra picos de tensão e instabilidade na corrente, depois do nobreak ou estabilizador.
Também é a placa mãe que alimenta todos esses componentes internos e mais os periféricos (como mouse, webcam e teclado) com a energia que sai da tomada e entra na CPU por meio da fonte. A placa mãe distribui a energia da fonte para todo o computador e seus periféricos.
Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico e é considerado um dos elementos mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados.
A placa-mãe (do inglês motherboard, composto de mother "mãe" e board "placa"; também chamada em inglês de mainboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
A fonte de que estamos falando é a peça responsável em fornecer energia para todos os componentes do seu PC, pois sua principal função é converter a corrente alternada em corrente contínua. Não precisa se assustar!
O objetivo primordial de uma fonte de bancada é receber a tensão alternada de alimentação proveniente da rede elétrica e gerar níveis contínuos de tensão e corrente conforme definidos pelo operador, normalmente por potenciômetros.
O primeiro passo é ficar atento a quantidade de Watts que a placa de vídeo que você comprou, ou pretende comprar, exige. Em alguns casos, os vendedores chegam a recomendar fontes de alimentação dizendo que a fonte mínima deve ser de “400W reais”. Contudo, confie sempre na informação do fabricante da placa.
Para suprir a demanda dos diferentes componentes do computador de mesa, as fontes mais utilizadas no pcs são no padrão ATX, que fornecem as seguintes voltagens de saída: +3,3V, +5V, +12 V, -5V, -12V e +5VSB. Este padrão foi criado em 1996 e também está presente em gabinetes e placas mãe.
4 - Posicione a chave seletora do AUTOTRANSFORMADOR localizada abaixo da caixa, de acordo com a tensão da tomada (chave mostrando 110V para tomadas 110 VAC ou chave mostrando 220V para tomadas 220 VAC). 5- Ligue o AUTOTRANSFORMADOR na tomada. O led acenderá. 6- Verifique a tensão do seu aparelho (100V ou 110V ou 220V).
Sobre a chave, quando aparece 110 significa que a tensão de operação da fonte é 110v. Se aparecer 220 é 220v. Então, se na sua cidade é 220v, você deve deixar a fonte E o estabilizador em 220v, ou seja, aparecendo o 220 na chave seletora de ambos os equipamentos.
Como ver qual é a placa de vídeo no Windows 10
Pra saber as voltagens com mais precisão utilize um multimetro.
Fazendo o cálculo da fonte
Quase sempre pelo gabinete é possível saber a fonte. Por exemplo, se for da Positivo, é a fonte Jitek 250W. Se for gabinete Coletek, é a Coletek 180W (que diz ter 450W). Se for gabinete da WiseCase, vai ser a WiseCase 230W com quase toda certeza.
Se entrar em curto é isso mesmo: Partida intempestiva. Use o multímetro e verifique se os demais COM(terra) também estão em curto com o próprio fio verde e com as demais linhas de voltagens; e eles entre si.
Uma delas é abrindo o gabinete de seu computador e olhando diretamente para a placa. Nela, você poderá encontrar ou não uma inscrição, ao lado dos slots de expansão, que diz: PCI-E x16. Isso já mostra que a sua placa-mãe é compatível com praticamente qualquer placa de vídeo.
A fonte é necessária ser top de linha acima de 400 w real se você possuir ou tiver interesse em montar um pc para jogos de alta definição em hd ou full hd,não sendo assim pode ficar com a sua simples que não deve passar da casa dos 200 a 250 watts .
Três formas de ver especificações do PC no Windows 10
Dicas para encontrar a fonte de notebook compatível
A maioria dos computadores são equipados com dois coolers, o primeiro responsável por esfriar a temperatura dos processadores enquanto o segundo afasta as altas temperaturas das fontes de alimentação. Leia mais: Como montar um PC gamer: um guia completo.
Veja como instalar um cooler no seu computador
O cabo tem 5 conectores para fans de 4-pinos, embora a figura descreva que 4 conectores de 3-pinos. No caso interprete assim, ligue a fan do cooler no conector de fan principal e as fans do gabinete nos conectores secundários. O cabo tem que ser ligado na CPU FAN e também no molex da fonte.
A forma mais fácil de saber se o cooler instalado é o ideal para o seu processador é acessando a BIOS e verificando a temperatura da CPU. Também existem programas que monitoram a temperatura do processador.
Um bom air cooler permite que o processador se mantenha na temperatura ideal, sem sobrecarregá-lo durante as atividades mais intensas....Os 6 Melhores Air Coolers para comprar em 2019