"Além de ser um ótimo exercício para fortalecer os músculos, o treinamento funcional também trabalha o sistema cardiorrespiratório uma vez que exige velocidade de execução das tarefas e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas", explica Marco ...
Nesse sentido, o objetivo dos treinamentos funcionais é melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, a flexibilidade, a coordenação motora e o equilíbrio de forma conjunta e gradativa.
O treinamento funcional é diferente porque permite que o indivíduo acione seus músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória.
Um dos princípios do treinamento funcional é a transferência, que é a habilidade de usar o que foi aprendido em aula durante atividades fora dela. Por isso o funcional é tão eficiente como exercício corretivo e de reabilitação.
Exercícios de treinamento funcional tendem a ativar mais músculos e, portanto, consomem mais energia. A atividade se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
Exercícios funcionais são os movimentos naturais do ser humano, como correr, puxar, agachar, pular e empurrar. Em um treino funcional, muitos exercícios são realizados apenas com o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio.
Um tipo de exercício vem sendo bastante praticado e comentado pelas pessoas nas academias. São os chamados exercícios localizados, que trabalham certos grupos musculares, tendo como objetivo provocar mudanças fisiológicas e morfológicas nas fibras musculares que compõem estes grupos determinados.
Em princípio, qualquer pessoa sadia e com idade adequada pode fazer o treinamento funcional, mas pessoas que já praticam esportes ou atividades físicas se adaptam melhor a ele. ... Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional deve obedecer ao histórico de cada praticante.
Você só precisa seguir alguns passos que deixarei em detalhes abaixo.
Quais exercícios fazem parte do treinamento funcional
Tanto a musculação como o treinamento funcional podem ser utilizados para diversos objetivos diferentes, inclusive para ganhar massa magra. A lógica deve ser fisiológica e não uma questão de nomenclatura ou crença social.
O treinamento funcional vem ganhando cada vez mais adeptos por ser uma atividade dinâmica e que proporciona inúmeros benefícios, como: força; resistência; emagrecimento e sim, também pode gerar hipertrofia (ganho de massa muscular) se esse for o objetivo do aluno.
Uma aula de tempo médio de 50 minutos, pode queimar até 800 calorias. Categorizada como uma atividade de alta intensidade, os exercícios devem ser de curta duração, o que proporciona resultados mais significativos para quem deseja reduzir o percentual de gordura.
Uma de suas principais diferenças em relação à musculação é o uso de exercícios globais. Enquanto na musculação buscamos fortalecimento e melhora de condicionamento físico trabalhando um grupo muscular de cada vez, o funcional prefere trabalhar a maior quantidade de grupos possíveis.
O que faz um exercício ser mais ou menos eficiente para o emagrecimento, é a sua capacidade de gerar um maior gasto calórico. Neste caso, de nada adianta falar de treinamento funcional ou musculação, sem pensarmos em estímulo. Tanto o treinamento funcional, quanto a musculação, emagrece.
O treino funcional pode ser feito por quem pretende emagrecer, melhorar força muscular, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória. ... Já a musculação é uma excelente atividade orientada para qualquer pessoa que deseja melhorar força, resistência ou hipetrofia muscular.
Musculação não emagrece Qualquer atividade física vai proporcionar queima de calorias, inclusive a musculação. Além disso, os exercícios com pesos estimulam o ganho de massa magra, os músculos. ?
É possível emagrecer ganhando peso, engordar perdendo peso ou perder peso sem emagrecer. O bacana da musculação é que ela provoca a diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra, validando de maneira correta o ato de emagrecer.
Após 3 meses de exercícios regulares, o corpo passa a queimar mais a gordura acumulada e, neste período, apesar de não haver grandes ganhos nos músculos, pode-se observar uma boa diminuição da camada de gordura sob a pele. A partir daí fica cada vez mais fácil emagrecer.
Porém, saiba que a musculação pode ser tão eficaz quanto elas e deve fazer parte do programa de treinamento de qualquer pessoa que deseja emagrecer. Além de também queimar calorias (como qualquer exercício), o treinamento com peso contribui para o ganho e a preservação da massa muscular.
10 melhores exercícios para emagrecer
5- Supersérie
Para potencializar a queima de calorias e garantir que a musculação emagrece mesmo, não deixe de executar corretamente os exercícios, evite exagerar na carga (já que o objetivo é fazer um treino contínuo com poucas pausas), diminua o intervalo de descanso para o máximo de 30 segundos e procure exercícios que utilizem ...
Conheça os 3 melhores aparelhos de academia para emagrecer
10 Exercícios para perder barriga