A água oxigenada no ouvido é muito usada popularmente para amaciar a cera do ouvido e ajudar a removê-la, melhorando a sensação de ouvido entupido, dificuldade para ouvir ou zumbido.
A água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogênio, que é usada para limpar ferimentos superficiais na pele e cicatrizes cirúrgicas, pois é um antisséptico capaz de combater vírus e bactérias potencialmente patogênicos.
Por isso, evite pingar água oxigenada no ouvido para remover o excesso de cera ou para combater infecções. Sempre consulte um/uma otorrinolaringologista antes de inserir qualquer substância no ouvido, mesmo que seja aparentemente inofensiva.
Sejam na pele ou nas mucosas, como dentro da boca ou na garganta, a água oxigenada misturada com água comum ajuda a desinfetar e cicatrizar as feridas e irritações. Mas importante, ela nunca deve ser ingerida, apenas usada para bochecho ou gargarejo, cuspindo em seguida. Se for usar na pele é só aplicar com um algodão sobre a ferida e deixar secar.
Além disso, no caso de que se forme uma rolha de cerume, a água oxigenada no ouvido te ajudará a destapá-lo rapidamente já que faz que a cera se dissolva e seja mais fácil de remover. Mas talvez você esteja se perguntando: como limpar ouvidos tapados com água oxigenada? Descubra nos seguintes parágrafos.
Como a água oxigenada forma água e peróxido de hidrogênio quando entra em contato com a cera, é recomendado não deixar no ouvido por muito tempo, pois a umidade pode favorecer o desenvolvimento de infecções no ouvido.
Então, para fazer a aplicação da água oxigenada no ouvido deve-se aquecer meia xícara de água, apenas para ficar morna, e depois completar a xícara com água oxigenada. Deve colocar a mistura em um conta gotas ou seringa sem agulha.
Algumas formas de tirar a cera do ouvido são usar remédios de farmácia ou o bulbo de irrigação do ouvido, pois ajudam a amolecer a cera e facilitam sua saída do canal auditivo. Veja como tirar a cera do ouvido em casa.
A pessoa deve deitar virada de lado, então é feita a aplicação de algumas gotas no ouvido, deixando agir por até 5 minutos. Para remover, deve virar para o outro lado, assim o líquido vai sair. Está pronto. Esse processo deve ser feito esporadicamente, não todos os dias.
O outro tipo de otite é a otite média, que afeta as pessoas com mais frequência no inverno. Ela afeta a parte interna do ouvido, a tuba auditiva, como resultado de infecções que afetam o ouvido, por exemplo uma gripe ou resfriado.
Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicas não terá qualquer responsabilidade pelos seus actos.
A limpeza de ouvidos tapados com água oxigenada é muito eficaz e rápida, já que age como desinfetante. Devido à efervescência que produz ao entrar em contato com a água oxigenada com algo sólido, se libera o oxigênio da fórmula e destrói os germes e bactérias, que podem te provocar uma infecção.
Não só para ajudar a desinfetar e cicatrizar feridas, a água oxigenada também pode ser aplicada para remover manchas da pele e reduzir o efeito da acne, junto com os produtos adequados para cada tipo de pele. Antes de usar, consulte um dermatologista.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O uso da água oxigenada no ouvido quer seja para tirar cera, ou aliviar sintomas de infecções no ouvido ou gripe, não é recomendado pela maioria dos médicos, pois não existem estudos que comprovem sua segurança e benefícios.
Você já deve ter ouvido que pingar água oxigenada no ouvido é bom para aliviar os sintomas de gripe e de infecção no ouvido. Mas apesar de famosa nas redes sociais, a prática não é recomendada pelos especialistas da área.
Isto porque a forma mais segura de remover o excesso de cera no ouvido é fazer a lavagem do ouvido no consultório do otorrinolaringologista, após avaliação do canal auditivo e causas do excesso de cera.
A otite externa é uma inflamação do ouvido externo, que vai do canal auditivo até o tímpano. Este problema ocorre com mais frequência em épocas quentes do ano, quando a ida a piscinas e ao mar é mais comum. A água em constante contato com o ouvido externo pode provocar uma inflamação.
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto muito conhecido para diversos fins, mas quando o assunto é usá-la para a saúde, ficam dúvidas que precisam ser tiradas. No caso de usar água oxigenada no ouvido, a verdade é que não faz mal e pode usar sim, mas com cuidado. Veja a seguir como fazer a aplicação, qual é o efeito que ela causa e outros usos para esse produto.
A razão de usar água oxigenada no ouvido é para ajudar na cicatrização e desinfecção de feridas ou no alívio de dores leves. Ela não deve ser colocada em grande quantidade na intenção de remover a cera.