Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.
Aristóteles, pelo que se sabe, foi o primeiro a classificar os seres vivos. Ele dividiu-os em dois grupos: animais e plantas, que teriam subgrupos organizados de acordo com o ambiente em que viviam, sendo caracterizados como aéreos, terrestres ou aquáticos.
Estes animais serão estéreis, isto é, não podem dar origem a descendentes. Portanto o cavalo (e a égua) e o jumento são de espécies diferentes. Espécies mais aparentadas entre si do que com quaisquer outras formam um gênero. Os cães e os lobos são parentes próximos e também muito semelhantes.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
Todas possuem o mesmo material genético, porém a expressão gênica relacionada a sua função irá alterar sua forma. Por exemplo, células do tecido epitelial de revestimento, podem ser pavimentosas, cúbicas ou prismáticas.
São elas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e vacúolos.
Hemácias, plaquetas e leucócitos (neutrófilo, eosinófilo, basófilo, macrófago e linfócito). Fazem parte do tecido sanguíneo. O ser humano, assim como qualquer animal, precisa do sangue para o transporte de várias substâncias, como o oxigênio, carboidratos, lipídios, proteínas e hormônios.
Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma. ... Essa é a principal característica dos seres eucariontes, pois a membrana mantém os cromossomos separados das outras organelas celulares no núcleo.
Para semelhanças para as células do tipo eucariontes e do tipo procariontes temos tópicos como: presença de material genético em ambas (DNA), presença de RNA (ácido ribonucleico), presença de ribossomos (produtores de proteínas) e a presença de um fluido matriz que é chamado de citoplasma.