O escafoide (pré-AO 1990: escafóide) é um dos oito ossos que formam o carpo. Seu nome origina-se do grego e significa semelhante ou com forma de um barco ("escafo" = barco + "oide" = semelhança). É classificado como um osso curto e localiza-se lateralmente em relação aos outros ossos do carpo.
O osso semilunar possui formato crescente e uma grande superfície articular proximal, que se relaciona com a cabeça do rádio e seu disco articular. Ele se encontra medialmente ao osso escafoide, superiormente ao osso capitato e lateralmente ao osso piramidal.
Carpo: O carpo ou punho, a primeira parte da mão, é formado por 8 ossos. Na fileira proximal – perto do antebraço – possui 4 ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. E na fileira distal – próxima dos dedos – os outros 4 ossos: trapézio, trapezoide, capitato e hamato.
O osso piramidal (também chamado de osso pé, ou triquetal) está localizado no punho, no lado medial da fileira proximal do carpo, entre o semilunar e o pisiforme.
Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula. Ele é envolvido pelo maléolo lateral da fíbula e pelo maléolo medial da tíbia. Já o osso calcâneo, se caracteriza por ser o osso mais forte de toda a estrutura do pé.
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais:
6 formas naturais de aliviar a dor nos pés
A fascite plantar é uma condição em que o tecido da sola do pé se encontra inflamado, o que normalmente causa dor na sola do pé, sensação de queimação e desconforto, especialmente ao acordar ou após realizar algum tipo de exercício com impacto para o pé, como caminhar ou correr.
A bota para fascite plantar Night Splint Orthopauher é um produto ortopédico projetado para proporcionar tratamento e alívio da dor da fascite plantar e lesões no tendão de Aquiles. Promove o alongamento da fascite, posicionando o pé de modo confortável e mantendo-o na posição de dorsiflexão suave.
Existem diversas causas para a dor no calcanhar, desde alterações no formato do pé e na forma de pisar, até ao excesso de peso, esporão no calcâneo, pancadas ou doenças inflamatórias mais graves, como fasciite plantar, bursite ou gota, por exemplo.