Por isso é tão importante essas dicas de câmbio para a Argentina, pois quem viaja sem saber disso, acaba pagando O DOBRO em tudo o que for fazer lá. Mas afinal, onde conseguir o câmbio paralelo?
E além de já ser a melhor forma de levar dinheiro a qualquer país, para a Argentina ela é ainda mais vantajosa. Esse banco digital que vamos citar abaixo, está com uma mega promoção para a Argentina, que é sensacional. Você vai utilizar o DÓLAR BLUE em todos os seus pagamentos! O famoso dólar paralelo, que é quase metade do valor do outro.
Por muitos anos a única forma de conseguir o câmbio paralelo era indo nas famosas “Cuevas”. São casas de câmbio lá na Argentina que operam de forma ilegal e vendem o câmbio paralelo, sem divulgação.
Veja aqui o preço do peso argentino hoje através do simulador ou receba informações sempre que a moeda atingir o menor valor em 7 dias pelo período desejado pelo alerta de câmbio .
A moeda pode ser comprada em papel, traveller's check (um cheque registrado por emissores autorizados) ou cartão de débito. Se tiver um cartão de crédito internacional, o turista pode usá-lo para fazer compras no exterior.
Veja aqui o preço do peso argentino hoje através do simulador ou receba informações sempre que a moeda atingir o menor valor em 7 dias pelo período desejado pelo alerta de câmbio .
Para quem vai à Argentina, especialistas recomendam levar dólar. Ou seja: compre dólar no Brasil e, chegando ao destino, troque-os pela moeda local, tomando cuidado com notas falsas. Também é possível pagar em dólares em boa parte da Argentina: a moeda é muito aceita no comércio, inclusive com taxas mais convidativas do que nas casas de câmbio.
Hoje em dia, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é disparada a melhor opção de todas. É abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior.
Os meios de comunicação divulgam cotações cobradas na venda de moeda para viagem e em transações comerciais, mas as instituições cobram, em cima desses valores, uma taxa pelo serviço.
Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico.
Essas diferenças ocorrem porque desde 1999 o Brasil vive em um sistema de câmbio Flexível - antes disso o câmbio tinha um valor pré-fixado ante o real -, ou seja, ele pode ser negociado livremente por quem compra e quem vende a moeda. Por isso é importante comparar a cotação turismo do Peso Argentino entre várias casas de câmbio antes de comprar.
Na hora de comprar dólares, acaba saindo MUITO mais barato. Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade.
A taxa de câmbio é flexível desde 1999. Isso significa que ela é negociada livremente por quem compra e quem vende moedas estrangeiras no país.
As primeiras notas de peso começaram a circular na Argentina em 1822, ano em que o Banco de Buenos Aires, hoje conhecido como Banco Provincia, foi inaugurado. Os bilhetes, na época, eram chamados de peso moneda corriente, segundo a Câmara Argentina de Comércio e Serviços.
Saiba mais sobre o peso argentino, sua cotação em relação ao real e como funciona a compra e venda da moeda.
Leia também: Por que o dólar que eu compro é sempre mais caro?
Quem compra peso argentino, carrega um cartão de débito ou faz pagamentos no cartão de crédito nessa moeda, no exterior ou via internet, precisa pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o valor. A alíquota varia de acordo com a forma de compra:
Sim. Como o câmbio é livre no país, a corretora pode cobrar uma cotação para venda por telefone, outra pela internet e outra em loja física, por exemplo. Também pode oferecer uma cotação melhor para um cliente que for comprar uma quantidade maior de moeda.
Fontes: Câmara Argentina de Comércio e Serviços, Banco Central da Argentina, Museo Banco Provincia, Mathias Fischer, fundador da plataforma de compra de moedas Meu Câmbio, Celso Grisi, professor de Economia da FIA, Ricardo Rocha, professor de Finanças do Insper, Felipe Pellegrini, gerente da Confidence Câmbio.
E não precisa se arriscar indo nas casas de câmbio irregulares de lá para conseguir o dólar paralelo. Qualquer pagamento que fizer lá com o seu cartão, será cobrado o dólar normal. Mas em até 7 dias úteis eles vão te devolver a diferença em sua conta, utilizando a cotação do dólar blue. É realmente uma diferença absurda no final da viagem.
O grande risco de comprar lá sempre foi a questão de ser uma atividade ilegal, lugares bem escondidos, inseguros, e os diversos casos de notas falsas que os turistas recebiam. Mas agora finalmente existe uma nova forma de comprar o dólar blue do Brasil e usar tranquilamento em sua viagem! Vamos explicar abaixo sobre a conta digital global e como conseguir o câmbio paralelo.