Ascensão Reta 20h 59m 48s | Declinação -17° 38′ 14″
Os anéis que observamos em Saturno são formados por bilhões de fragmentos de gelo e rochas espaciais que variam de tamanho. Alguns são semelhantes a grãos de areia. Outros, ao tamanho de uma casa. Existe um conjunto de 7 anéis principais, com espaço entre eles, em volta do planeta.
Anéis seriam rochosos No caso de Saturno, os anéis são compostos principalmente por gelo, que permanecem em estado sólido porque o planeta está muito longe do Sol, em uma região literalmente congelante. A temperatura por lá é baixa o suficiente para que o material dos anéis se mantenha estável.
De todos os planetas do Sistema Solar, Saturno é o mais conhecido por ter anéis de rocha e gelo. Porém, todos os quatro planetas externos – o já citado Saturno e Júpiter, Urano e Netuno – apresentam anéis, mais ou menos visíveis.
Galileu Galilei
Anéis de Saturno desaparecerão em 300 milhões de anos É que os anéis "chovem" em Saturno, já que são puxados pela gravidade do planeta. ... Os anéis devem ter se formado a partir da colisão de luas congeladas na órbita do planeta, além de eventuais choques contra asteroides e cometas.
em 1610
Embora Saturno seja visível a olho nu, seria uma lástima encontrá-lo e não ser capaz de apreciar seus anéis característicos, visíveis com qualquer telescópio básico. Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes.
Os anéis de Saturno são compostos, em sua maioria, de pedras de gelo de água. Se você quisesse molhar o deserto marciano ou o deserto venusiano, não seria má ideia arremessar umas pedras de lá para aqueles planetas interiores. Essa seria uma serventia. Outra serventia seria fornecer água para alguma colônia espacial.
A dica é procurar por um pequeno disco azul acima e à esquerda de Marte. Já Netuno será um desafio ainda maior por ser mais escuro, mas estará ali perto, abaixo e à direita do Planeta Vermelho. Assim como Marte, Júpiter deve ser fácil de encontrar.
Telescópio Refletor
São exemplos de corpos luminosos: o Sol, a chama de uma vela, ou até mesmo qualquer corpo aquecido até certa temperatura pode se tornar luminoso. São os corpos que não possuem a capacidade de emitir luz própria. Os corpos iluminados apenas refletem a luz que recebem. Ex.: homem, carro, um lápis, etc.