As ações em tesouraria ficam no balanço patrimonial em uma conta do patrimônio líquido. Ver ações em tesouraria no balanço patrimonial é um bom sinal. Isso quer dizer que a empresa recompra suas ações.
O que são ações em tesouraria? As ações em tesouraria são aquelas ações de emissão da companhia que são mantidas em tesouraria, sendo elas, ações autorizadas que nunca foram emitidas para o público ou ações recompradas do mercado.
A conta Ajuste de Avaliação Patrimonial está inserida como subgrupo do patrimônio líquido. Nesta conta deve constar as atualizações de valores de ativos e passivos em em relação a avaliação ao valor de mercado, ou seja, o registro das contrapartidas de aumentos e/ou diminuições decorrentes do valor de mercado.
Contudo, quando ocorrer mudança no seu valor justo, para mais ou para menos, o saldo contábil da conta deverá ser atualizado para expressar corretamente o seu valor. A contrapartida do aumento ou diminuição do ativo ou do passivo será a conta ajuste de avaliação patrimonial no PL.
Desdobramento (Split) Consiste em dividir as ações existentes, sem alterar o valor do investimento, também conhecido como "Split". Esta operação é realizada quando a administração da companhia acredita que deve aumentar a quantidade de papéis em circulação no mercado para facilitar sua negociação.
Portanto, a forma de declarar desdobramento de ações é diferente da forma de declarar bonificação. Na verdade, é até mais simples já que não ocorre mudança no valor de custo total da posição. O que precisa ser feito é apenas alterar do número de papéis no campo “Discriminação”.
Para declarar rendimentos isentos no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:
Como Declarar Bonificações de Ações no Imposto de Renda O valor informado deverá ser o preço médio das ações bonificadas. Depois, a posição acionária deverá ser acertada na ficha “Bens e Direitos” com o código 31 – Ações, especificando o número total de ações e a quantidade recebida por bonificação.
Essa bonificação é um tipo de remuneração variável, então as organizações costumam utilizá-la como um adicional à remuneração fixa e ela funciona como um incentivo, que pode ser monetário ou não, ao profissional por alguma meta alcançada.
Simplifique o programa de bonificação Se você premia seus funcionários com um programa de bonificação, mantenha-o simples e direto. O ideal é que as metas atreladas ao bônus possam ser resumidas em uma frase, evitando assim mal-entendidos. Por exemplo: "Receberei 500 reais se o faturamento subir 5% nesse mês".
A bonificação de 2020 refere-se ao ano de 2019 e deve ser paga a partir do 2º semestre. Foi publicado…