A parte branca entre os gomos de uma laranja pode ser até mais preciosa do que o sumo. É lá que está a pectina, uma fibra solúvel que, no intestino, vira uma espécie de gel que emagrece e faz bem para a saúde.
Entre os benefícios da laranja, é que a fruta é uma ótima fonte de fibras. Cada 184 gramas da fruta (uma laranjagrande) contém 33,12 gramas (18%) de fibras compostas por pectina, celulose, hemicelulose e lignina. Alimentos ricos em fibras melhoram o funcionamento do sistema digestivo. Logo promovem a perda de peso, diminuem os níveis de colesterol e alimentam as bactérias benéficas do intestino, atuando como prebiótico.
Apesar do ditado popular “de manhã é ouro, à tarde, prata, e à noite mata”, a laranja pode ser consumida em qualquer altura do dia. Pela sua riqueza em vitamina C, é importante para a boa saúde dos vasos sanguíneos.
A laranja e outras frutas do grupo das cítricas contêm ácido cítrico, uma substância que pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins.
O consumo exagerado da laranja pode provocar alterações no organismo, como o excesso de potássio, principalmente em quem já tem problemas de hipercalemia (excesso de potássio no corpo). Por isso, o ideal é incluir a fruta na dieta de modo equilibrando.
Para soltar o intestino preso, é importante adotar algumas estratégias, como praticar atividade física regularmente, beber muita água e comer fruta rica em fibra que vão estimular o funcionamento do intestino facilitando a eliminação das fezes.
Além disso, a pectina presente na laranja ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo intestino, o que diminui a quantidade de calorias da refeição. Saiba como consumir a laranja para emagrecer.
Além de ser deliciosa, a laranja lima é perceptível por seus benefícios para uma vida saudável em virtude de suas características nutritivas. Ela possui grandes atributos para o sistema corporal, auxiliando na prevenção de diversas doenças, e restituindo vitaminas essenciais.
É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a laranja deve fazer parte de uma alimentação variada e saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.
Em relação à vitamina C existe uma pequena diferença entre as laranjas. A fruta que possui maior teor dessa vitamina é a laranja-da-baía (56,9 mg a cada 100 g de alimento), seguida da laranja-pera (53,7 mg). Todas as outras possuem quantidades similares (aproximadamente 42 mg).
Açúcares simples, como a glicose, a frutose e a sacarose, são os carboidratos predominantes na laranja. Eles são responsáveis pelo sabor doce da fruta.
Essa diminuição na quantidade de fibras pode aumentar o índice glicêmico, o que não é uma boa ideia para diabéticos.
A laranja pode ser consumida fresca, na forma de suco ou ser adicionada em receitas de bolos, geleias e sobremesas. Além disso, sua casca também é rica em fibras e antioxidantes, podendo ser usada para fazer chás ou na forma de raspas adicionadas à receitas.
Quem sofre de azia pode apresentar piora nos sintomas após o consumo de laranja. Isso acontece devido à presença de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C).
A anemia é caracterizada pela diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue, sendo frequentemente causada por deficiência de ferro.
Se o bebê já tiver com quatro meses de idade, a mãe pode oferecer sucos laxativos. A nutricionista Andréia de Avelar dá a receita: laranja lima, mamão, ameixa preta e farinha de linhaça.
Benefícios da laranja Para facilitar a digestão a dica da nutricionista Paula Souza Borges é a laranja. Segundo ela, as fibras presentes na fruta cítricas reduz parte da absorção de gorduras. Comer uma laranja após as refeições também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.
A laranja possui uma grande quantidade de compostos antioxidantes, especialmente os flavonoides e os carotenóis, como a hesperdina, a antocianina, a beta-criptoxantina e o licopeno. Esses compostos têm ação antioxidante e, portanto, têm a capacidade de proteger contra os radicais livres.
– Tomar o suco pela manhã energiza o corpo e promove o bom humor. – Consumido em jejum, o suco de laranja puro purifica o corpo, elimina os resíduos e melhora o ciclo intestinal. A ingestão diária reduz em pelo menos 14\% as possibilidades de obesidade.