Zoomorfismo é uma técnica muito utilizada no romance naturalista, principalmente em O Cortiço (Obra de Aluísio Azevedo). Consiste em comparar personagens a animais quando elas se deixam guiar pelos instintos.
Zoomorfismo: O termo vem do grego, da junção das palavras Zoo (Animais) e Morphé (forma) e consiste na técnica de conferir características animalescas a humanos ou objetos. ... Antropomorfismo: também do grego, é a junção dos termos “anthropo” (homem) e “morfhe”(forma).
Antropopatia. O Antropomorfismo está associado ao conceito de “Antropopatia” de forma que este significa a atribuição de sentimentos humanos à Deus. ... Para exemplificar, observe o trecho abaixo retirado das gênesis: “Então arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra e isto lhe pesou no coração” (Gn 6:6).
Significado de antropomórfico Com características humanas; que atribui a algo qualidades humanas. Relativo ao antropomorfismo, à forma de pensamento que atribui a Deus, aos deuses comportamentos e sentimentos humanos.
O antropomorfismo divino ou teológico é considerado como a origem desse fenômeno. Nesse caso, o termo descreve a caracterização da figura de Deus ou de deuses com aspectos humanos na aparência, personalidade ou atitudes.
Uma religião politeísta é que tem a crença baseada em vários deuses, e antropomórfica é a religião que tem seu Deus ou deuses em forma humana . ... Antropo significa homem ou algo humano e mórfica significa forma , daí antropomórfica , uma religião que tem seu Deus com forma humana .
Deuses é o plural de deus. O mesmo que: divindades, onipotentes, senhores.
Os principais deuses da mitologia grega são Zeus (Rei dos Deuses), Hera, Poseidon, Hades, Apolo, Ártemis, Afrodite, Ares, Dionisio, Hefesto, Atena, Hermes, Deméter e Héstia. Apesar de serem imortais, os deuses não eram onipotentes, sendo obrigados a obedecer as forças do destino.
Poseidon - deus dos mares. Selene - deusa da lua. Têmis - deusa das leis. Zeus - deus dos deuses.
Viracocha
Vulcano
Morfeu
O sucesso popular da expressão “nos braços de Morfeu”, velho chavão classicista que significa “adormecido”, leva muita gente a acreditar que, na mitologia grega, fosse Morfeu o deus do sono.
Morfeu vive no Olimpo. É deus do sono e dos sonhos. Daí a expressão “estar nos braços de Morfeu”, que significa estar dormindo. O nome dele vem do grego morfo-.
Apolo
Deus da Beleza – Apolo.
Mitologia. Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro.
Descendente direto de Rá (o deus da criação), Osíris é o filho mais velho do casal Geb e Nut. Ele reinou sobre a Terra como o primeiro faraó do Egito. Isso até ser assassinado por seu irmão Set. A partir daí, Osíris virou o deus supremo e o juiz do mundo dos mortos.
Os principais deuses
Zeus era
Cada divindade tinha nome e personalidade próprios. São mais de 2000 deuses e deusas que, segundo a crença, explicavam a criação do mundo, representavam as formas da natureza e exerciam influência decisiva no dia a dia das pessoas. Conheça agora alguns dos principais deuses e deusas da civilização egípcia.
Os principais deuses egípcios eram: Rá, o deus Sol, unido ao deus Amon, formando Amon-Rá, era o principal deus. A deusa Nut, representada por uma figura feminina, era a mãe de Rá (Sol). ... Ísis foi esposa de Osíris, mãe de Hórus, protegia a vegetação e era a deusa das águas e das sementes.
Principais deuses egípcios e seus significados